Nágila Almeida
Colaboração para O Norte
Montes Claros viveu quatro dias de intensos negócios nas principais áreas de geração de renda e emprego da região. A Feira Nacional de Indústria, Comércio e Serviços de Montes Claros - FENICS - impulsionou empresários a mostrarem o que têm de melhor. A expectativa de negócios, a partir dos contatos gerados no evento, está na ordem dos R$ 100 milhões.
Geraldo Drumond, presidente da ACI, destaca que essa edição foi especial, pois agregou novos elementos como a Arquidecor, a Feira de Saúde, TV Fenics e um workshop, no qual questões pertinentes ao desenvolvimento global da região foram discutidas.
Através do workshop, discutiu a importância de um parque tecnológico na cidade. A Fundetec - Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Agropecuária Norte Mineira levantou questões acerca da efetivação da construção do parque, tomando o apoio da Secretaria de Estado de Ciências e Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais. Durante o evento, Drumond visitou todos os estandes e de acordo com os expositores a FENICS cumpre seu papel de fomentar negócios e atrair investimentos. A rede de concessionárias Chamonix, de Belo Horizonte, participou da Feira pela primeira vez. A empresa trouxe veículos da marca Citroën. O rendimento mensal da empresa gira na casa dos 180 milhões. De acordo com Marcelo Santana, gerente de vendas, há grandes chances de bons negócios em Montes Claros e região, que o futuro, pode culminar na abertura de uma nova concessionária na cidade.
- A 12ª edição da FENICS, neste ano do aniversário de 150 anos de Montes Claros, mostra nossa capacidade de empreender, todo o vigor de uma cidade pólo, que possui indústrias de ponta, comércio ativo, um setor de prestação de serviços de alto nível, notadamente nas áreas de educação e saúde, enfim, os empresários se apropriam de vez de uma importante tarefa do desenvolvimento econômico de nossa cidade e região, que é gerar emprego e renda - diz Geraldo Drumond.
Ele completa que o sucesso da FENICS prenuncia novos e melhores tempos, construídos pelo esforço da iniciativa privada, do poder público, da sociedade organizada, mas que precisam de maior convergência e cooperação entre todos. Acredito que a região Norte de Minas merece mais representantes nas esferas estaduais e federais, capazes de lutar pelo dinamismo econômico, melhorando a auto-estima do norte-mineiro em prol do desenvolvimento econômico e social.
Essa edição da maior feira de produtos e serviços do interior de Minas superou as expectativas. Milhares de pessoas circularam pelos 200 estandes das maiores empresas de Montes Claros e conheceram as novidades que impulsionam o comércio regional. Ainda, a grande participação de micro e pequenas empresas refletem que a FENICS é um diferencial em seus currículos, fazendo parte de seu crescimento.
A empresa Embala Fácil, por exemplo, está há três meses no mercado e marcou presença na Feira. Cláudio Gonçalves satisfeito com a grande divulgação da marca.
- Apostamos na grandiosidade da FENICS para lançar nossos serviços no mercado.
