Da ascom prefeitura municipal de Montes Claros
Para melhor atender a população, desde segunda-feira, 3, o setor de habitação da prefeitura de Montes Claros funciona em outro imóvel. Além da redução dos custos para os cofres públicos, a mudança também vai beneficiar o cidadão, que será atendido em um espaço mais amplo e de melhor acesso para idosos e deficientes.
O setor de habitação é um serviço da secretaria de desenvolvimento social, e funcionava, até o final de julho, no prédio em frente ao Hospital Universitário. O novo endereço é rua Tupinambás, 238, no bairro Melo, nos fundos da Papaula Pizzaria.
Entre os projetos disponibilizados pelo setor da habitação da prefeitura estão o programa Bolsa Moradia; Minha Casa, Minha Vida; Melhorias Habitacionais; Habitar Brasil Bid; Regularização Fundiária; Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab); Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI); e o Centro de Atendimento às Famílias (CAF).
PREVMOC
O Prevmoc - Instituto municipal de previdência dos servidores públicos de Montes Claros, também está em novo endereço. A nova sede é à rua Viúva Francisco Ribeiro, 150, Centro (ao lado do Sesc). O atendimento é de 8 às 18horas, de segunda a sexta-feira, com intervalo de 12 às 14h.
CEAPA
Outro órgão público que mudou de endereço é a Ceapa - Central de apoio e acompanhamento às penas de medidas alternativas. Funcionando por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Montes Claros e a secretaria de estado de defesa social, a Ceapa disponibiliza programas de prevenção secundária que proporcionam uma reflexão sobre a infração cometida e estimulam a participação do cidadão na sociedade sem privá-lo da liberdade e do convívio social. Outro projeto que é fruto da parceria estado-município, e que visa a integração do ex-detento na sociedade, é o Programa de Reintegração Social de Egressos do Sistema Prisional (PRSESP), que está localizado à rua Afonso Pena 543, Centro.
Segundo a gestora dos programas, Elizabeth Aguiar, o Ceapa recebe os atendidos encaminhados pelo poder judiciário, enquanto que os egressos do sistema prisional devem procurar a sede do programa em Montes Claros para participar do PRSESP. Elizabeth ainda lembra que os programas “Fica Vivo” e “Mediação de Conflitos” estão em atividade em Montes Claros e que apenas o Fica Vivo atende quase 900 jovens em situação de risco no município, com oficinas e projetos temáticos.
- Cada programa tem sua metodologia sendo que o Fica Vivo e o Mediação de Conflitos são iniciativas de prevenção primária - comentou.