Logotipo O Norte
Quarta-Feira,31 de Dezembro
Segurança

Operação Graham Bell recupera celulares em Montes Claros

Desde 2022, mais de 200 aparelhos foram restituídos na cidade e região

Larissa Durães
Publicado em 14/11/2025 às 05:44.

A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), por meio do 10º Batalhão, realizou nesta quinta-feira (13), em Montes Claros, mais uma etapa da Operação Graham Bell. A ação, realizada a partir das 9h na sede da 145ª Companhia da PM, no bairro Esplanada, teve como foco a recuperação de celulares furtados e roubados, a devolução dos bens às vítimas e a identificação de receptadores desses produtos.

Desde o início da operação, em 2022, mais de 200 aparelhos já foram restituídos às vítimas em Montes Claros e região. Somente em 2025, até o momento, 45 celulares foram recuperados e devolvidos por meio da iniciativa.

De acordo com a corporação, a operação reforça o compromisso da PMMG no combate aos crimes patrimoniais e na conscientização da população sobre os riscos de adquirir produtos de origem duvidosa. A Polícia Militar alertou que, em muitos casos, pessoas que compram aparelhos aparentemente legítimos podem estar cometendo o crime de receptação. “É fundamental que a população compreenda que a compra de celulares sem nota fiscal ou sem comprovação de procedência pode gerar responsabilização criminal”, destacou a instituição.

A Operação Graham Bell também tem caráter educativo, incentivando as vítimas a registrarem boletins de ocorrência e informarem o número de identificação (IMEI) dos aparelhos, facilitando o rastreamento e a devolução dos equipamentos.

Segundo o tenente Leandro Mendes de Carvalho Leite, a ação é realizada desde 2022 em parceria com o Ministério Público, o Poder Judiciário e as operadoras de telefonia. “Através do número de IMEI dos celulares, é possível verificar se o aparelho foi ativado em nome de alguma pessoa. Quando isso é constatado, direcionamos os esforços para recuperar o celular e encaminhar o caso para a Polícia Civil e o Judiciário, que verificam se houve o crime de receptação”, explicou.

O militar reforçou o alerta sobre os riscos de adquirir bens de procedência duvidosa. “É importante que as pessoas verifiquem a origem do aparelho antes da compra, pois, ao adquirir um bem de origem ilícita, mesmo sem saber, o comprador pode responder criminalmente por isso”, afirmou.

De acordo com o tenente, Montes Claros apresenta uma redução significativa nos índices de furto e roubo nos últimos cinco anos. “Hoje o município registra um dos menores índices de furtos e roubos do período”, completou.

Durante a operação, diversos aparelhos foram devolvidos às vítimas, em momentos marcados pela emoção. A professora desempregada Agda Lúcia Duarte Roque teve o celular roubado há quase um ano. “Entraram na minha casa e pegaram. Eu não comprei outro por falta de condições. Fiquei muito feliz, já nem tinha mais esperança de ver ele de novo”, contou.

Já a cozinheira Dilma Zuba Oliveira Alves teve o celular recuperado após quase dois anos. “Meu sobrinho saiu na rua, eu tinha acabado de ganhar o celular, e ele foi assaltado. Fizemos o boletim e ficamos aguardando. Foi maravilhoso receber essa ligação. Eu nem acreditei quando o policial disse que o celular tinha sido encontrado. É muito gratificante saber que conseguiram recuperar”, afirmou.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por