Em reunião que terminou ontem, às 19 h, o Conselho municipal de saúde de Montes Claros anunciou que estão suspensos, por força de portarias do Ministério da Saúde, novos credenciamentos/habilitação de serviços de pftalmologia junto ao SUS – Sistema Único de Saúde. De acordo com o parecer técnico, os conselheiros alegaram não ter tido outra alternativa diante do pedido de credenciamento da Fundação Hilton Rocha/ Soebras, mesmo reconhecendo a necessidade de a região ter outro prestador de serviço na área oftalmológica, hoje feito de modo exclusivo pela Santa Casa de Montes Claros.
Reunião do Conselho municipal de saúde: críticas ao atendimento dispensado aos usuários do SUS (fotos: Wilson Medeiros)
No final da reunião, o conselheiro Roberto Coelho Ferreira argumentou que, não obstante a impossibilidade de novos credenciamentos e em função da Santa Casa não estar prestando os serviços conforme pactuado com o Ministério da Saúde, é preciso buscar novas alternativas.
- Temos que quebrar o monopólio sim/image/image.jpg?f=3x2&w=300&q=0.3"center">
Secretário de Saúde Júnior Souto: reunião com o Ministério Público e os prestadores de serviços para melhorar atendimento à população
Ao encerrar a reunião do Conselho municipal de saúde, Júnior Souto anunciou que será promovida, na próxima terça-feira, uma reunião com o Ministério Público e os prestadores de serviços de saúde de Montes Claros, com objetivo de disponibilizar à população atendimento de melhor qualidade. Isso, sobretudo porque os membros do Conselho têm insistido na tese de que o tratamento dispensado por hospitais e laboratórios a pacientes do SUS é muito inferior ao que ofertam normalmente à sua clientela particular.
CLÍNICA EM FUNCIONAMENTO
A Fundação Hilton Rocha, encampada pela rede Soebras em 2005, tem mais de 30 anos de experiência em oftalmologia. E, mesmo a despeito da impossibilidade de sacramentar num primeiro momento a parceria com o município, para atendimento de pacientes do SUS, a Clínica do Olhar da Soebras/Fundação Hilton Rocha encontra-se em pleno funcionamento e, assim que o Ministério da Saúde voltar a fazer credenciamentos, com o devido respaldo do Conselho municipal de saúde, a clínica disponibilizará política de atendimento nos mesmos moldes adotados na unidade hospitalar de Belo Horizonte.
SERVIÇO ODONTOLÓGICO
Durante a reunião do Conselho municipal de saúde, Ariadna Muniz, diretora da Funorte – Faculdades Unidas do Norte de Minas, solicitou o credenciamento, por parte do SUS, da clínica da Faculdade de Odontologia, uma das mais bem aparelhadas do interior de Minas. Por decisão dos conselheiros, a proposta será formalizada, detalhada e analisada em sua próxima reunião.
Ariadna Muniz: grupo Soebras reivindica credenciamento de sua clínica odontológica pelo SUS
Os diretores da Faculdade estão otimistas em relação ao novo pleito. Primeiro, em função de sua moderna estrutura física e, também, porque relatório do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, instituição ligada ao Ministério da Educação, concedeu conceito “A” para os cursos de graduação em Odontologia da Funorte.
