Logotipo O Norte
Sábado,4 de Maio

Obra nova com defeitos de velha

Frequentadores se queixam de problemas na Ecopista Municipal, inaugurada há menos de quatro meses

Vitor Costa, sob supervisão do editor
Montes Claros
10/11/2017 às 22:13.
Atualizado em 02/11/2021 às 23:39

(Vitor Costa)

As condições de um dos mais novos lugares de lazer da cidade está chamando a atenção dos frequentadores. Menos de quatro meses após a inauguração oficial pela prefeitura, a Ecopista está cheia de problemas, como trincas no piso, falta de iluminação, insegurança e falta de sinalização. 

Situada no bairro Morada do Parque, pista tem 700 metros de extensão por três metros de largura e custou cerca de R$ 170 mil. A Ecopista foi construída com recursos da multa aplicada a uma empresa por crime ambiental (desmatamento ilegal), em 2015.

A técnica de enfermagem Bruna Pereira questiona a qualidade da pista. “No inicio da obra, não teve uma compactação na terra. Não precisa entender do assunto para saber que a obra foi feita de qualquer jeito. Com a chuva, a terra é carregada para dentro da lagoa. Só agora estão colocando grama (na margem). Em alguns pontos a pista já apresenta rachaduras em menos de quatro meses”, relata Bruna.

Outra preocupação é com a segurança de quem se exercita no espaço, como relata o aposentado Camilo Borges, que cobra uma fiscalização maior. “Tem placas de proibido andar de bicicleta e as pessoas não respeitam. O projeto ainda está visivelmente inacabado. Mas o principal é o patrulhamento de agentes municipais para melhoria da segurança de quem utiliza o local para caminhar”. 
 
DROGAS 
A falta de agentes públicos abre caminho para infrações de trânsito. O farmacêutico Alfeu Ferreira de Souza pratica corrida há três anos e treina para modalidade na Ecopista, mas por se sentir inseguro está pensando em fazer a atividade em outro local. “O projeto inicialmente me atraiu. Entretanto, a Ecopista tornou-se um espaço perigoso para a gente que frequenta o lugar à noite. Já presenciei usuários de drogas no local e até briga entre eles”, conta Alfeu. 

O educador André Filho relata a falta de um profissional para orientar a prática de exercícios físicos, como era comum da cidade até o ano passado. “Quando foram implantadas em Montes Claros as academias ao ar livre, em 2015, a Secretaria de Esportes designava um profissional de educação física para orientar os usuários. Porém, com a demissão de dezenas de colaboradores do município neste ano, isso não acontece mais”, conta. 

A Prefeitura de Montes Claros informou que, apesar de já inaugurada e aberta à população, a obra ainda não está finalizada e que não há previsão de quando haverá a conclusão dos trabalhos. 

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por