O centro de saúde é nosso: população do grande Renascença não aceita transferência de centro de saúde para o bairro Tancredo Neves

Jornal O Norte
Publicado em 17/07/2006 às 11:14.Atualizado em 15/11/2021 às 08:39.

Samuel Nunes


Repórter


samuelnunes@onorte.net



O grande Renascença é considerado como uma das três maiores regiões da cidade em população. Assim como as outras regiões lá também tem problemas. Inclusive tem algo que tem deixado os moradores apreensivos e insatisfeitos. Diz respeito a uma provável transferência do centro de saúde do bairro para o Tancredo Neves. Reuniões estão sendo realizadas para discutir o assunto, buscando uma saída para o problema.



null


O centro de saúde está instalado no bairro Renascença há 30 anos


(foto: Wilson Medeiros)



A última aconteceu na segunda-feira, 11, onde o Conselho de gestores do grande Renascença esteve reunido com a comunidade daquela região, falando sobre a possibilidade de construção de um novo posto de saúde. O presidente da Associação de Moradores do Renascença, José Aparecido de Souza diz que a comunidade não aceita a transferência da unidade de saúde para o PSF- Programa Saúde da Família para o bairro Tancredo Neves.



Segundo ele, a princípio isso foi divulgado pela prefeitura à população. José Aparecido diz que a mudança não se justifica uma vez o centro de saúde funciona na avenida Bio Lopes com a rua Curvelo há pelo menos 30 anos.



– Foi formada uma comissão e junto com a comunidade chegamos à conclusão que não vamos aceitar esta mudança. Inclusive informações dão conta de que a prefeitura só vai mexer na estrutura física do centro de saúde com a mudança para o Tancredo Neves o que em nossa opinião não é justo, explica.



COMPLICAR A VIDA



Souza, como é conhecido no grande Renascença o presidente do bairro, conta que uma reunião deve acontecer nos próximos dias com representantes da prefeitura, dentre eles o vice-prefeito Sued Botelho e o secretário de Saúde João Batista Silvério no sentido de buscar uma solução para o impasse.



– O único ponto de referência que temos no nosso bairro é o centro de saúde. Se tirarem esse atendimento daqui vai complicar a vida dos moradores, afirma Souza.



Indagado quanto localização do bairro Tancredo Neves que fica próximo ao Renascença ele reiterou a sua opinião de que há 30 anos o centro de saúde está no seu bairro e que não vê necessidade da mudança.



Quem também é contra a transferência do posto de saúde é o presidente do Conselho gestor do bairro, Nilton Santos. Ele conta que a população quer é melhorar a construção, ao contrário do que almeja e está sendo anunciado pela prefeitura.



INADEQUAÇÃO



A reportagem de O Norte foi informada através da assessoria de comunicação que há muitos anos vem-se falando na inadequação do prédio onde funciona a Unidade Básica de Saúde do Bairro Renascença, cujas instalações não atendem exigências preconizadas pelo ministério da Saúde, além de ser extremamente limitado para o ideal atendimento àquela comunidade.



Segundo a Ascom a secretaria municipal de Saúde vem mantendo entendimentos com a comunidade daquela região, objetivando encontrar formas de solucionar o problema, apresentando sugestões e, sobretudo, ouvindo a comunidade. 



As negociações estão a cargo de Cássia Pérola, gerente de Atenção à Saúde, mas até o momento não há uma decisão definitiva sobre possível mudança da unidade.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por