Samuel Nunes
Repórter
samuelnunes@onorte.net
O índice de mortalidade infantil é considerado um dos indicadores de saúde pública mais sensíveis. Conhecê-lo é fundamental para a formulação de políticas que permitam o seu controle e o deve ser feito, desde uma assistência adequada à mulher durante a gravidez e o parto até o acompanhamento dos primeiros anos de vida da criança.
Pesquisa realizada com crianças da periferia de Moc
aponta deficiência nutricional (fotos: WILSON MEDEIROS)
Neste processo, Ana Cristina Monteiro Prates, coordenadora do curso de Nutrição da Funorte, chama atenção para a importância do aleitamento materno. Ela ressalta que a mãe acompanhe o peso da criança e que lhe garanta uma boa alimentação, evitando, assim, a desnutrição infantil.
PERFIL
A nutricionista, revela ainda que a faculdade desenvolveu recentemente um perfil nutricional de pré-escolares de instituições ligadas ao projeto Fundo da Infância e da Adolescência no município de Montes Claros. Explica que a coleta dos dados foi realizada por estagiários devidamente treinados e selecionados entre os acadêmicos do curso de Nutrição. Entre os instrumentos utilizados para a coleta estava uma balança eletrônica digital com capacidade de 150 kg e precisão de 50g, além de um antropômetro para aferição do comprimento.
- Foi avaliado o estado nutricional de 488 crianças na faixa etária de 02 a 06 anos de idade de 20 instituições ligadas ao projeto, espalhados por bairros da periferia da cidade, sendo 221, 45% do sexo masculino e 267, 55% do sexo feminino.
Ana Cristina observa que a avaliação do estado nutricional foi baseada pelo indicador de peso para idade (P/I), peso para altura (P/A) e altura para idade (A/I), sendo que a técnica de antropometria adotada foi baseada nas recomendações da OMS em 1995.
RESULTADOS
Ela destaca também que, analisando as crianças com o indicador peso/idade, verificou-se que 27 (5,5%) das crianças estavam desnutridas, 70 (14,5%) com risco nutricional, 355 (73%) eutróficas e 36 (7%) com sobrepeso.
De acordo com o indicador altura/idade, 4,5% crianças encontravam-se desnutridas, 8% com risco nutricional, 81% eutróficas e 6,5% com sobrepeso. Já na relação peso/altura, segundo o percentual, observou-se 24 (5%) crianças com desnutrição, 48 (10%) com risco nutricional, 401 (82%) eutróficas e 15 (3%) com sobrepeso.
Alimentação equilibrada e balanceada é um dos caminhos
para a qualidade de vida das crianças
. . . . . . . . . . . . . . . . . .
O conceito de nutrição é o processo pelo qual os seres vivos recebem e utilizam as substâncias necessárias à manutenção da vida, ao crescimento, ao funcionamento normal dos órgãos e à produção de energia. Considera-se eutrófica a criança que apresenta estado nutricional normal. Distrofia significa qualquer alteração do estado nutricional normal e compreendem distúrbios da nutrição por carência (anemia, deficiência calórico-protéica) ou por excesso (obesidade). Fonte: Organização Mundial de Saúde
