Natal sem pets em abandono nas ruas

Em parceira com protetores de animais, shopping inova com campanha solidária para adoção de cães e gatos

Alice Veloso*
O Norte - Montes Claros
Publicado em 29/11/2018 às 05:51.Atualizado em 28/10/2021 às 02:26.
 (DIVULGAÇÃO)
(DIVULGAÇÃO)

O Montes Claros Shopping inova neste Natal com a campanha “Ei, me adota?”, que estimula os consumidores a adotar cães e gatos abandonados. A ação solidária é realizada junto ao grupo Focinho Feliz, integrado por 12 protetores de animais independentes que desde 2014 executam trabalhos em prol dos animais de rua.

A ideia é dar uma vida mais digna aos bichinhos que perambulam pelas ruas de Montes Claros, expostos a doenças e maus-tratos. De acordo com dados dos Centro de Controle de Zoonoses municipal, existem cerca de seis mil animais abandonados pelas vias.

Uma árvore de Natal foi montada no shopping, com diversas fotos de animais resgatados que, depois de cuidados pelos protetores do grupo, hoje encontram-se saudáveis e disponíveis para a adoção.

Gerente de Marketing do Montes Claros Shopping, Shaiana Gracioli diz que o centro de compras é amigo dos animais e, junto ao espírito natalino, não poderia deixar de lado os pets.

“Queremos dar visibilidade à importância de adotar um animal para fazer com que ele saia das ruas. E assim fazer com que o número de cachorros de rua comece a diminuir, além de conscientizar a população sobre isso”, diz.

Anne Caroline Lima Macedo, assistente social e participante do grupo Focinho Feliz, conta que já foram realizados outros trabalhos em parceria com o Montes Claros Shopping, como o Encontro de Vira-latas, a exposição “O Amor Transforma”, com arrecadação de ração, que está ocorrendo, e a árvore de Natal.

“Todos os eventos que realizamos em parceria com shopping tiveram boa adesão do público”, destaca Anne Caroline.
 
VINTE CANDIDATOS
O grupo possui cerca de 50 animais para adoção, que são cuidados nas casas dos protetores. Para a árvore, foram escolhidos 20, e dois já foram adotados. Anne Caroline esclarece que a ideia é ir colocando as fotos de outros animais no lugar dos que foram adotados para dar oportunidade aos demais.

“Esperamos que todos sejam adotados, porém percebemos uma dificuldade maior de adotarem gatos, porque as pessoas acham que eles são traiçoeiros, não demonstram afeto, o que é um mito”, atesta a assistente social.

A árvore está instalada em frente à loja L’Occitane. A campanha começou em 12 de novembro e vai até o final de dezembro. O processo funciona assim: a pessoa entra em contato com o protetor responsável, cujo telefone está na foto do animal, e logo após passa por entrevista.

Se o interessado em adotar estiver apto, o protetor poderá visitar o local onde o animal vai morar e, estando de acordo, a pessoa assinará o termo de responsabilidade se comprometendo com os cuidados.

Anne Caroline conta que os animais chegam até eles via pedidos de ajuda nas redes sociais e outras vezes as integrantes do grupo encontram algum animal em sofrimento. “Infelizmente, por falta de recurso, não conseguimos ajudar todos”.

Para a assistente social, a iniciativa é positiva para a conscientização da população sobre a adoção. “Muitas vezes, as pessoas dão mais valor ao animal de raça, ao animal comprado, mas todos precisam de cuidados e amor”, conta.

Denise Aparecida Neres, que adotou um cão por meio do grupo, conta que o animal veio para somar na sua vida. “Luck é muito especial, quase não dá trabalho e faz parte da família. Minhas filhas são apaixonadas por ele nele”, declara.
* Sob supervisão do editor

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por