Mutirão pretende castrar 4 mil cães e gatos em Montes Claros

Ação será no dia 22, com procedimentos gratuitos. Tutor interessado em submeter animal à cirurgia deve preencher formulário online antes

Leonardo Queiroz
Publicado em 26/03/2022 às 00:01.Atualizado em 26/03/2022 às 15:03.
Castração é defendida por protetores de animais e mobiliza de médicos veterinários a outros profissionais (Câmara Municipal/ divulgação)
Castração é defendida por protetores de animais e mobiliza de médicos veterinários a outros profissionais (Câmara Municipal/ divulgação)

Montes Claros receberá, em abril, o maior mutirão de castração de cães e gatos já realizado no Norte de Minas. O objetivo é atender 4 mil animais, de forma gratuita. 

As inscrições já podem ser feitas desde a última quarta-feira (23), por meio de formulário online disponível nas redes sociais da Associação Apelo Canino.

O atendimento prioritário será para animais domiciliados e semidomiciliados de tutores de baixa renda.

Marcia Valadares, presidente da Associação Apelo Canino, ressalta a importância do mutirão. 

“Vamos atingir um número grande de animais em poucos dias. Se fosse em clínicas, talvez levássemos até dois anos para fazer essa quantidade (de castrações). E quanto aos animais que estão perambulando pelas ruas, que foram abandonados por tutores irresponsáveis e que não têm noção de que a adoção é para sempre, devagar iremos conseguindo conscientizar o não abandono e castrando esses animais para diminuir a população. É um trabalho que é de responsabilidade de toda uma sociedade e todos somos responsáveis pelos animais”, disse. 

Segundo ela, a Apelo Canino atua há mais de 10 anos resgatando e castrando animais. “Os animais que estão no nosso abrigo foram resgatados de casas ou são vítimas de maus-tratos. Nosso trabalho é voluntário, pois doamos o nosso tempo”, conta. 

A inscrição para castração também pode ser feita por formulário online nas redes sociais da vereadora Ceci Protetora (PP). A ação conta com recursos destinados pelo deputado estadual Noraldino Junior por meio de emendas parlamentares.

“Uma pesquisa realizada pelo IBGE, há alguns anos, mostrou que o número de cães e gatos nos lares brasileiros é maior do que o de crianças. O excesso populacional desses animais acaba gerando graves consequências, como maus-tratos, abandono, problemas sanitários e outros”, diz a vereadora. 
 
Sem piercing e tatuagem
Outra vitória comemorada na Câmara Municipal foi a sanção do Executivo ao Projeto de Lei 5.421, de 14 de março de 2022, do vereador Elair Gomes (MDB). O texto proíbe a realização de tatuagens e implantação de piercings em cães e gatos. A proposta foi aprovada em 8 de março.

O texto aprovado deixa explícito que a proibição se aplica apenas a tatuagens e piercings realizados por motivos estéticos em cães e gatos. O objetivo é evitar qualquer questionamento sobre a legalidade de procedimentos utilizados na identificação, rastreabilidade e certificação de animais de produção do agronegócio – bois, cavalos e porcos.


 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por