Da ascom prefeitura municipal de Montes Claros
A prefeitura, através da secretaria municipal de saúde, está iniciando uma intensa campanha de alerta e conscientização da população de Montes Claros para prevenção e combate à gripe A (H1N1). O município já adiou o retorno às aulas e cancelou, temporariamente, a fase regional dos Jogos escolares de Minas Gerais. Estão sendo afixados em locais públicos cartazes explicativos sobre como evitar a contaminação e, em caso de aparecimento de sintomas, como o paciente deve agir, a procura de tratamento.
Dados da divisão de epidemiologia da secretaria municipal de saúde, mostram que, até o dia 04 de agosto, foram notificados em Montes Claros, 40 casos suspeitos da gripe Influenza A (H1N1). Deste total, 33 estão sob monitoramento e 07 foram descartados. Aguardando exames, estão 4 casos vindos de outros municípios.
Segundo a infectologista da secretaria municipal de saúde, Cláudia Biscotto, a gripe sazonal ou gripe comum provocou mais óbitos que a Influenza. Foram 4.500 vítimas fatais somente no mês de julho de 2008, contra 56 mortes provocadas pela gripe suína no mesmo mês.
De acordo com o secretário de saúde, José Geraldo Drumond, a população deve ficar em alerta e aumentar os cuidados pessoais e coletivos em relação à nova doença.
- Obviamente que existem grupos de risco como grávidas, hipertensos, obesos, casos devem ser tratados com maior atenção - afirmou o secretário.
Segundo ele, não há motivo para pânico.
- Estamos preparados para qualquer eventualidade no sentido de detectar e tratar a gripe A. Temos uma estrutura preparada, para cuidar do paciente, depois que especialistas constatem a necessidade de internação - destacou.
Cláudia Biscotto ressalta a importância dos cuidados com a higiene no sentido de prevenir a gripe A, principalmente lavar as mãos ou passar álcool absoluto sempre e principalmente quando tiver contato com objetos de uso coletivo e superfícies de locais públicos, como ônibus, por exemplo. A divisão de epidemiologia fornece algumas orientações de como as instituições de ensino devem agir na forma de prevenir uma possível propagação do vírus:
- Os professores e funcionários das instituições de ensino devem se reunir para programar as ações que serão desenvolvidas em prevenção à propagação do vírus Influenza A (H1N1), a partir da volta às aulas.
- As instituições devem realizar pesquisas junto aos alunos a respeito da gripe A. Os professores devem utilizar matérias jornalísticas, divulgadas na imprensa e na internet, principalmente informações dos sites do ministério da saúde, das secretarias de estado da saúde e educação, que tratam das formas de prevenção e sintomas da nova gripe.
- Deve haver repasse de orientações das escolas para os pais, de forma a inserir e mobilizar a família nas ações de prevenção.
- Após o início das atividades educacionais, o aluno que chegar à instituição de ensino com sintomas gripais deve ser estimulado à retornar à sua residência. Cabe ainda a instituição produzir um controle especial de frequência e repassar para a divisão de vigilância epidemiológica da secretaria municipal de saúde de Montes Claros, para que esses alunos sejam monitorados.
- Devem manter os alunos em ambientes ventilados, o máximo possível, e evitar a aglomeração de alunos, fazendo o escalonamento do recreio, a partir do dia 10 de agosto.
- Verificar as práticas normais de higiene, utilizar álcool gel e incentivar o uso do produto por todos da comunidade de ensino.