Logotipo O Norte
Quarta-Feira,25 de Dezembro

Movimento Catrumano já colhe resultados positivos

Jornal O Norte
Publicado em 19/04/2006 às 12:14.Atualizado em 15/11/2021 às 08:33.

O Movimento Catrumano, projeto articulado em conjunto pela prefeitura de Montes Claros, através das secretarias municipais de Cultura e de Meio Ambiente, Universidade estadual de Montes Claros e Associação dos municípios da área mineira da Sudene começa a produzir resultados bastante positivos.



A primeira boa notícia é que a equipe do Mestrado em Desenvolvimento Social da Unimontes já está elaborando o diagnóstico técnico que dará suporte à elaboração da Agenda de ações para o desenvolvimento do Norte de Minas, pilar do Movimento Catrumano, cujo principal objetivo é valorizar o papel da nossa região no processo histórico de formação de Minas Gerais.



Esse diagnóstico está sendo viabilizado graças ao convênio firmado entre a Universidade e a secretaria de estado extraordinária para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas, que por meio do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas está liberando R$ 50 mil para o levantamento. 



MEDALHA DA INCONFIDÊNCIA



Outro dado interessante é o fato de o professor João Batista de Almeida Costa, coordenador-geral do movimento e autor da pesquisa Os Berços de Minas Gerais, reveladora de que a primeira povoação do estado não foi Mariana e, sim, o atual município de Matias Cardoso, no Norte de Minas, ter sido indicado para receber a Medalha da Inconfidência no próximo dia 21, em Diamantina.



A própria mudança da sede de entrega da Medalha da Inconfidência, que passa de Ouro Preto, nas Minas, para Diamantina, nos Gerais, pode ser encarada como mais uma vitória do Movimento Catrumano.



- Diamantina faz parte da grande região compreendida como os Gerais, afina-se com o Norte de Minas, é um dos maiores símbolos da nossa região. Com todo respeito a Ouro Preto, Mariana e todos os municípios da região mineradora, é muito importante que o lado de cá também seja valorizado nas comemorações que mobilizam o nosso estado - afirma Paulo Ribeiro, secretário municipal de Meio Ambiente.



AUDIÊNCIA PÚBLICA



No próximo dia 27, na assembléia legislativa de Minas Gerais, acontece audiência pública para discutir exclusivamente o Movimento Catrumano. A reunião está sendo promovida pela comissão especial instituída para discutir a Proposta de Emenda à Constituição (PEC), de autoria da deputada estadual Ana Maria Rezende (PSDB), apresentada com o objetivo de alternar as comemorações do Dia de Minas Gerais (16 de julho) entre Mariana e Matias Cardoso. O relator da PEC é o deputado estadual montes-clarense Carlos Pimenta (PDT). A iniciativa também conta com o apoio dos deputados Arlen Santiago (PTB), Gil Pereira (PP) e Elbe Brandão (PSDB), que mobilizam deputados de outras regiões para endossar o Movimento Catrumano.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por