Morador relata problemas financeiros devido à falta de manutenção e qualidade das vias
Asfalto deteriorado, falta de sinalização em vias movimentadas e praça incompleta são problemas relatados pelos moradores (Emerson Acipreste)
Moradores de diversos bairros da cidade apontam abandono de serviços pela prefeitura de Montes Claros. Os estragos aparecem especialmente na época de chuvas, mas em alguns pontos, o abandono persiste independentemente de condição climática.
Para o empresário Emerson Acipreste, o principal problema reside na inércia do poder público, que, além de não executar as obras necessárias, também falha na fiscalização das iniciativas privadas. Ele relata conviver diariamente com o descaso, observando os problemas gritantes no trajeto entre sua casa e o trabalho. Segundo Acipreste, essas dificuldades resultam em prejuízos financeiros, pois os constantes danos aos veículos se tornaram uma realidade inevitável.
“A falta de ação do poder público fica evidente quando eles não cobram das concessionárias o reparo. Na rua Francisco David, na Vila Guilhermina, houve o descaso da prefeitura que autorizou a empreiteira da Copasa cortar o asfalto. Eles não repõem o asfalto e, quando o fazem, deixam o serviço num estado horrível”, explica o empresário.
Já na avenida Dr. Tupiniquins, no bairro Morrinhos, próximo ao local de trabalho, ele conta que foi feito um asfalto recente, de qualidade duvidosa, já estragado com as primeiras chuvas. Entretanto, os problemas não param por aí. “Na praça do bairro Sapucaia, colocaram o padrão para ligar a luz, mas a infraestrutura está horrível. Fizeram compromisso de asfaltar e deixaram lá. Há anos essa situação está se arrastando. Queremos que cuidem do entorno da praça”, pede Emerson.
Em relação às outras ruas do bairro, o morador sustenta que o mato dos lotes está crescendo e invadindo as vias públicas. Além disso, há bastante lixo depositado no local, pois quem passa entende que é um lugar abandonado. A sinalização só existe em ruas em que não há moradores e que praticamente não têm trânsito. “Falta sinalização nos locais em que tem movimento e moradias. A lama e a terra descem para o asfalto. Enfim, o bairro deixa muito a desejar. Já entramos em contato com vereadores, mas até o momento nada foi providenciado”, disse Emerson.
Sobre as reclamações, a Copasa informou que as recomposições asfálticas das ruas Francisco David, no bairro Vila Guilhermina, e Dr. Tupiniquins, no bairro Morrinhos, serão executadas tão logo as condições climáticas sejam favoráveis para a realização dos serviços. “A Companhia esclarece ainda que as usinas fabricantes dos insumos para as pavimentações estão com indisponibilidade do produto”. A empresa orienta ainda, que, para agilizar a execução dos serviços, os clientes devem entrar contato com a Companhia por meio dos seus canais de relacionamento, informando o endereço completo, pelos telefones 115 ou 0800 0300 115; pelo site www.copasa.com.br ou pelo Aplicativo Copasa Digital (disponível para Android e iOS). É possível optar também pelo atendimento virtual via WhatsApp pelo número (31) 9 9770-7000, com funcionamento de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 16h.
A reportagem tentou contato com a prefeitura de Montes Claros, mas não obteve resposta até o fechamento da edição.