Fabíola Cangussu
Repórter
O Norte de Minas é famoso por saber fazer carnaval de primeira linha, diferentemente de Montes Claros, cidade pólo dessa região, que viu sua festa se perdendo pouco a pouco no decorrer dos anos. Nesta realidade, os foliões acabam migrando para cidades vizinhas ou mesmo de outro estado, como Salvador e Porto Seguro. Mas aqueles que ficam descobrem novas formas de aproveitar o feriado.
Crianças e adultos aproveitaram a folia
no Morada do Parque (fotos: FABIOLA CANGUSSU)
O bairro Morada do Parque descobriu nova maneira de aproveitar a data. Amigos se reuniram, apoiados pela associação local, e criaram o Pupupu do Cecé, um bloco que percorreu as ruas do bairro cantado machinha composta exclusivamente para a ocasião.
- O nome foi uma homenagem dos amigos, que carinhosamente aproveitaram o jeitinho doce de Sinhá me chamar e de dizer carnaval. Ela tem dificuldade de pronunciar a palavra carnaval, então ela diz Pupupu e, o Cecé e a maneira que ela diz Josecé – explica o presidente da associação Josecé Santos.
Além do bloco, os moradores organizaram barraquinhas, concurso de fantasias e banda tocando machinhas antigas.
Outra opção para a festa na cidade foram os restaurantes. Famílias inteiras compareceram para aproveitar a tranqüilidade da cidade.
Foliões cantam a marchinha feita para
a festa do bairro
- É gostoso sair com a família nessas noites tranqüilas. Sexta à noite geralmente os restaurantes estão lotados, o que dificulta sair com crianças. Hoje temos tranqüilidade para aproveitar com eles. Além do mais, esses dias quentes faz com que busquemos alternativas para espantar o calor. Sair de casa é tudo de bom – afirma o engenheiro Alberto Santos.
Adriana Barcelos, estudante de medicina, decidiu aproveitar o sossego de um bar e restaurante próximo ao parque sapucaia ouvindo MPB.
- Neste calor, poder freqüentar um local que tem brisa o tempo todo é um privilégio. E para quem gosta de boa musica, é melhor ainda, pois podemos tomar bebida gelada, juntamente com amigos especiais e ainda por cima, ouvir o melhor da musica. Sem dúvidas esse é um carnaval especial – garante a médica.
Gerações se unem no carnaval do Morada do Parque
O DVD e o cinema foram a escolha das irmãs Jane e Mônica Silva, que decidiram ficar em casa aproveitando o melhor da sétima arte.
- Locamos vários títulos para esse feriado, sem contar que também fomos ao cinema. Quem tiver oportunidade deve dar uma olhada especial nos filmes que estão em cartazes. São de primeira – aconselha as irmãs.
MARCHINHA PUPUPU DO CECÉ
Neste carnaval
Eu não vou viajar
Vou pra pracinha
Deitar e rolar
Nesse carnaval
Eu não vou viajar
No Morada do Parque
Vou me embriagar
Cerveja gelada
Confete e serpetentina
Pupupu de Cecé
Eu vou entrar no clima
E quem não vier
Que chupe o dedão do pé.