Logotipo O Norte
Sexta-Feira,18 de Julho

Montes Claros terá ação integrada contra a folia

Guarda Municipal, PM e Bombeiros vão formar equipes mistas para fiscalizar várias regiões da cidade e impedir aglomerações

Da Redação*
Publicado em 18/02/2022 às 00:51.Atualizado em 18/02/2022 às 10:12.

Uma força-tarefa está sendo montada para impedir a realização de eventos durante o Carnaval em Montes Claros. Uma primeira reunião foi realizada nesta quinta-feira entre representantes do Executivo municipal, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

A ideia, inicialmente, é a de que sejam formadas equipes mistas com integrantes da Guarda Municipal, da PM e dos Bombeiros que irão fiscalizar vários pontos da cidade para coibir a farra dos foliões. “Hoje (ontem) foi a primeira reunião para discutirmos o que cada instituição irá fazer”, afirma o secretário de Defesa Social e responsável pela Guarda Municipal, Anderson Chaves.

Na próxima terça-feira, adianta o secretário, outro encontro será realizado na Região Integrada de Segurança Pública (Risp) para definir as operações a serem realizadas de 25 de fevereiro a 13 de março.

Esse é o período em que estão proibidos eventos que favoreçam a aglomeração de pessoas, principalmente ligados ao Carnaval.

A medida foi tomada em decreto publicado na semana passada pela Prefeitura de Montes Claros em função do aumento de casos de Covid-19 na cidade.

O texto suspende, em vias e logradouros públicos, bem como em locais particulares, as comemorações carnavalescas, os eventos que gerem aglomerações e a realização de shows artísticos e musicais, ao vivo ou de forma mecanizada, de 25 de fevereiro a 13 de março de 2022. Também transfere a data da festa momesca.

Pelo decreto, a folia poderá acontecer de 21 a 24 de abril. Durante a reunião de ontem, a prefeitura reiterou o pedido para que os moradores contribuam para evitar a disseminação da nova cepa do coronavírus no município.

Além da explosão de casos positivos da doença, a prefeitura levou em conta o fato de que cidades da região também estão restringindo ou cancelando eventos e festejos que possam gerar aglomeração – se Montes Claros mantivesse a folia, poderia se tornar o destino de milhares de pessoas da região e turistas.

De acordo com o tenente-coronel Darlan, Comandante do 7° BBM, serão intensificadas ações conjuntas entre os órgãos de segurança, cada qual dentro da sua esfera de competência, a fim de proporcionar segurança a toda a população. 

“Ao Corpo de Bombeiros caberá principalmente a fiscalização dos eventos temporários, relativo ao cumprimento da legislação de Prevenção Contra Incêndio e Pânico, que regulamenta a capacidade máxima de público, as saídas de emergência, instalação de extintores e outros aspectos que promovam a segurança do público presente nos locais”, afirma o tenente-coronel Darlan.
 
BOLETIM
Nesta quinta-feira, Montes Claros registrou mais 782 novos casos de contaminação pelo coronavírus. Com isso, a cidade soma 67.493 confirmações da doença. Não houve registro de óbitos, mantendo o número de 1.018 mortes no município.

*Com Márcia Vieira


 

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por