CIDADE

Montes Claros sedia o II Fórum das Águas do Norte de Minas Gerais

Evento reunirá especialistas para debater temas como gestão hídrica e preservação de água

Leonardo Queiroz
leonardoqueiroz.onorte@gmail.com
Publicado em 12/12/2024 às 05:43.
O presidente do Comitê da Bacia do Verde Grande e diretor da Sociedade Rural, Flávio Oliveira, diz que os maiores desafios são a colaboração do próprio governo (arquivo pessoal)
O presidente do Comitê da Bacia do Verde Grande e diretor da Sociedade Rural, Flávio Oliveira, diz que os maiores desafios são a colaboração do próprio governo (arquivo pessoal)

No próximo dia 13 de dezembro, Montes Claros será palco do II Fórum das Águas do Norte de Minas Gerais, evento que reunirá especialistas para debater temas fundamentais como gestão hídrica, preservação de água e desenvolvimento regional.

A iniciativa da Sociedade Rural de Montes Claros, em parceria com o Comitê da Bacia do Verde Grande vai ter na programação, uma série de palestras e debates voltados à segurança hídrica e à sustentabilidade no semiárido mineiro. O objetivo de é promover a troca de experiências e o planejamento de ações estratégicas para a preservação e uso responsável dos recursos hídricos na região.

O presidente do Comitê da Bacia do Verde Grande e diretor da Sociedade Rural, Flávio Gonçalves Oliveira explica que os maiores desafios são a colaboração do próprio governo e o desenvolvimento de um trabalho de educação ambiental pelo município “Precisamos melhorar nos municípios de uma forma geral o tratamento de esgoto, diminuir erosão e racionamento de rios, fazer um consumo consciente em todas as esferas, seja na agricultura, na indústria e nas residências domiciliares pois sabemos que no semi-árido não pode ter desperdício”. 

“No ano passado trouxemos as demandas, o serviço Geológico do Brasil, o IGAM e o ANA para mostrar quais trabalhos são feitos por eles e este ano não vamos trazê-los novamente para ver o avanço e discutir para melhorias. Estamos também trazendo dois profissionais de alto gabarito do Ceará para que possam trazer de uma forma mais ampla o que era o Ceará e que a partir de decisões tomadas no passado torna o estado com sobra de água sendo o estado mais seco do país”, completa o presidente que apresentará nesta edição as ações e demandas do comitê, reforçando a importância da gestão colaborativa dos recursos hídricos. 

Sobre o que já tem sido feito o presidente completa “O governo estadual já contratou um serviço via companhia de desenvolvimento de Minas Gerais que esta sendo feita a avaliação da possibilidade de articular a barragem de congonhas para que possa entrar numa possível parceria publico privada, um trabalho que já esta bem adiantado. O governo federal está estudando a possibilidade de fazer alguma de nossas barragens e o próprio governo municipal, a nova gestão se comprometeu a debater essa pauta”. 

Na programação Hypérides Macedo, engenheiro civil e ex-secretário Nacional de Recursos Hídricos, abordará o tema “Os barramentos e a segurança hídrica no semiárido”, trazendo sua expertise para um tema tão relevante para a região.

O evento também contará com a presença de Sílvio Carlos Ribeiro Veira Lima, secretário executivo do agronegócio do Ceará, que discutirá a importância da gestão de recursos hídricos no desenvolvimento socioeconômico regional com uma palestra que proporcionará uma visão abrangente da intersecção entre a água e a economia, instigando debates necessários sobre o uso sustentável dos recursos naturais. 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por