Samuel Nunes
Repórter
samuelnunes@onorte.net
Nesta sexta-feira, durante todo o dia, aconteceu no auditório Mário Ribeiro, no campus da Universidade Estadual de Montes Claros, a III conferência Regional do Meio Ambiente: Mudanças Climáticas. O encontro foi organizado pela prefeitura, em parceria com o ministério do Meio Ambiente, Ibama, Supram e governo de Minas.
De acordo com Renato Quintino, diretor de Articulação Institucional da secretária de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, do governo de Minas Gerais, desta etapa preparatória regional sairá os seis delegados que irão participar da III conferência Estadual, e III conferência Nacional de Meio Ambiente. Revela ainda que as duas conferências ocorrerão, respectivamente, em março e maio de 2008, sendo a estadual, em Belo Horizonte, e a nacional, em Brasília/DF.
O evento teve por objetivo debater uma das principais preocupações ambientais do planeta: as mudanças climáticas. Tema, até então restrito à comunidade científica, governos e ambientalistas, e ganhou mais visibilidade após a divulgação, no primeiro semestre de 2007, de mais um relatório do painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima.
QUEIMADAS
(foto: WILSON MEDEIROS)
De acordo com a secretária de meio ambiente, da prefeitura de Montes Claros, Anildes Lopes Evangelista, o atual momento de seca por que passa a região, reflete as questões climáticas vivenciadas em todo o mundo. Frisa que os índices de queimadas na região estão elevados e acentuados, sendo que o Brasil está em quarto lugar, no mundo, no que se refere às queimadas.
Anildes conta, que é fundamental fortalecer e estruturar os sistemas ambientais em nível local como, por exemplo, o uso e ocupação do solo.
