cidade

Montes Claros reduz crimes violentos em mais de 19%

Minas registra queda de 7,48% em crimes violentos e de 20,33% em homicídios no período analisado

Leonardo Queiroz*
leonardoqueiroz.onorte@gmail.com
Publicado em 12/05/2025 às 19:00.
Montes Claros possui uma delegacia de plantão que assegura operações contínuas da Polícia Civil, comenta o delegado Jurandir Rodrigues (Leonardo Queiroz)
Montes Claros possui uma delegacia de plantão que assegura operações contínuas da Polícia Civil, comenta o delegado Jurandir Rodrigues (Leonardo Queiroz)

Montes Claros registra queda de 19% nos crimes violentos no primeiro trimestre de 2025, com destaque para a redução de 15% nos roubos consumados e 44% nos homicídios. Em Minas Gerais, a queda foi de 7,48% nos crimes violentos e 20,33% nos homicídios no mesmo período.

“Os dados refletem a seriedade com que a segurança é tratada pelo Governo de Minas. A prevenção é mantida como foco para garantir tranquilidade e proteção às pessoas. E o trabalho conjunto das forças de segurança e instituições de justiça completa essa forma de sucesso”, comemora o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Rogério Greco.

O delegado Jurandir Rodrigues Cesar Filho, chefe do 11° Departamento da Polícia Civil de Montes Claros, destaca que a instituição investe em renovação de frota, tecnologia, concursos públicos e capacitação contínua dos servidores. “Montes Claros conta com uma delegacia de plantão que possibilita o funcionamento ininterrupto da Polícia Civil, garantindo um trabalho de qualidade na recepção das ocorrências encaminhadas pela Polícia Militar. Essa estrutura permite a realização de uma análise jurídica e técnica inicial, já no momento da prisão, favorecendo o início imediato da investigação”, explica o delegado.

O delegado também explicou que o plantão policial também possibilita que o restante do efetivo da Polícia Civil se dedique às demais unidades operacionais no expediente, garantindo a realização de investigações qualificadas tanto pelas delegacias especializadas quanto pelas delegacias distritais, assegurando um bom índice de elucidação dos crimes violentos.

“No que diz respeito à redução dos homicídios, Montes Claros possui uma Delegacia Especializada em Repressão aos Crimes Dolosos contra a Vida, a Delegacia de Homicídios, que vem sendo mantida com empenho pelas chefias e conta com um excelente aparato policial. Isso permite que as investigações se iniciem imediatamente após a notícia do crime, com a presença da perícia criminal e, logo em seguida, da equipe de investigadores no local, contribuindo para uma excelente taxa de elucidação”, acrescenta.

O delegado enfatiza que a integração entre a Polícia Militar, Ministério Público e Judiciário, proporcionada pela delegacia, resulta em alta taxa de solução de crimes, especialmente homicídios, em Montes Claros. Essa colaboração permite uma resposta rápida e eficiente, buscando identificar e prender os autores com o suporte de uma estrutura de plantão contínua. “Caso a prisão em flagrante não ocorra, a Polícia Civil dispõe de efetivo qualificado para conduzir a investigação eficientemente, identificando os autores, apresentados ao Poder Judiciário para responderem criminalmente, independentemente de estarem presos ou não. Esse conjunto de estruturas tem possibilitado à cidade de Montes Claros vivenciar um momento histórico na redução dos crimes violentos, sobretudo o homicídio, sendo o principal crime a ser combatido em razão da necessidade de se proteger a vida — o bem jurídico mais importante tutelado pelo Direito Penal”, finaliza o delegado.
 
*Com informações da Agência Minas

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por