Montes Claros realiza parceria com a Itália desenvolver atividades sociais

Jornal O Norte
Publicado em 27/10/2006 às 12:07.Atualizado em 15/11/2021 às 08:43.

Naíma Rodrigues


Repórter


onorte@onorte.net



Na última quarta-feira, 25, reuniu-se na prefeitura de Montes Claros o coordenador Giulio Mattiazzi, da associação da Uniome – Associação Amigos -, com o objetivo de negociar projetos de cooperação na área social de Montes Claros com os municípios italianos.



O Giule Mattiazzi é o vice-presidente dos comitês italianos no exterior, nos estados de Minas Gerais, Goiás, Tocantins, e diretor da Associação Amigos da Uniome em Minas Gerais. Segundo ele o objetivo da reunião é a instalação do projeto 100 cidades 100 projetos, que terá como tema na cidade de Montes Claros infância e juventude.



- Será uma parceria voltada para as crianças e adolescente. A vinda de estrangeiros para Montes Claros será constante para a realização do projeto e negociações – diz Giule Mattiazi.



PROJETO



O italiano Giule Mattiazi, nascido na Itália, em Veneza, formado no curso de ciência social, mudou-se para o Brasil em 1993 e reside desde então na cidade de Belo Horizonte. Segundo ele o projeto, é feito independente do estado, o que poderá representar um fluxo muito maior, por ser mais rápido e dinâmico.



- O projeto de cidades italianas e brasileiras se unirem, tomaram forma no início do governo Lula em 2002. Tem como base um processo de operação descentralizada, onde é realizado independente do estado, o que representa um investimento muito maior.- diz Giule Mattiazi.



INFÂNCIA E JUVENTUDE



- A estrutura orgânica de Montes Claros é ainda isolada e distante, mas a partir do tema escolhido para atuar, vamos ter ações de todas as secretarias da prefeitura destinada à juventude e adolescência. – diz o prefeito Abetos Avelino.



De acordo com o prefeito cerca de 52% da população montesclarense possuí menos de 25 anos, por isso a importância do tema escolhido para atuar na cidade de Montes Claros. – Escolhi este tema por dois motivos, porque a primeira dama escolheu, e porque custa muito menos para a prefeitura atuar no adolescente em todas as áreas, do que mais tarde quando ele vai preso ou fica doente - Afirma o prefeito.



BENEFÍCIOS



Segundo Giule Mattazzi Montes Claros já está inclusa no programa dos Italianos, e existem cerca de 15 municípios mineiros que participam do projeto. Os recursos que serão disponibilizados, será decidido depois de concluídas às negociações. Esta poderá render recursos para o projeto infância e juventude, como os de resíduos sólidos urbanos e recursos hídricos, habitação e transporte para a promoção da igualdade social, para as crianças e jovens de Montes Claros.



- Estará vindo para a cidade pessoas da união européia, para dar continuidade as negociações dando como tema prioritário criança e juventude. – A partir do início do ano de 2007, vai começar o contato com os moradores, este não será um joguinho qualquer será uma evolução. – Afirma Giule Mattazzi.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por