O poder municipal sancionou, na última terça-feira (19), a lei que institui o Dia Florescer da Autoestima da Mulher, agora parte do calendário oficial de Montes Claros, comemorado em 21 de setembro. A nova data será celebrada com uma série de eventos, incluindo feiras, palestras, oficinas e ações educativas, focados em promover o bem-estar, o autoconhecimento e a autoconfiança feminina, reforçando o compromisso da cidade com o empoderamento das mulheres.
De autoria do vereador Paulo César Landim (Avante), a proposta nasceu do diálogo com a Câmara da Mulher Empreendedora. “Esse projeto vai estimular a autoestima, o autocuidado e potencializar cada mulher que mora na nossa cidade”, afirmou o parlamentar. A presidente da Associação Comercial e Industrial de Montes Claros (ACI), Gislayne Lopes Pinheiro, destacou que fortalecer a autoestima das mulheres significa fortalecer toda a comunidade.
Para Cybelle Medrado, vice-presidente da Câmara da Mulher Empreendedora da ACI, a lei será um marco para o empreendedorismo feminino. “A importância da lei é trabalhar na mulher o autoconhecimento e a autoconfiança. Muitas vezes, o maior desafio para empreender é acreditar que conseguimos e que vamos superar qualquer barreira”, disse. Ela ressaltou ainda que o movimento vai envolver mulheres de diferentes contextos, inclusive as que atuam informalmente, e contará com a participação de grupos femininos e apoio do comércio local. “Não é uma questão de classe social. Estamos falando também daquela mulher que faz bolo em casa e muitas vezes não consegue avançar por falta de confiança. A lei trabalha o autocuidado, a autoconfiança e o respeito à própria história.”
“Quando o poder público adota essa causa, não é mais um movimento apenas nosso, mas de toda a cidade. Isso permite avançar em discussões que melhorem a qualidade de vida das mulheres”, destacou a vice-presidente. Ela acrescentou que a iniciativa será estendida também a projetos com apoio do CDL, alcançando outros ambientes.
A empresária Ariane Galdino, diretora plena da Federaminas Mulher, também ressaltou a relevância da iniciativa. “Muitas vezes deixamos de arriscar ou inovar por insegurança, e quando fortalecemos a autoconfiança, colaboramos para toda a nossa jornada”, afirmou.
Ela lembrou que a lei já foi implementada em outros municípios mineiros. “Com o forte ecossistema das associações comerciais e de suas câmaras de mulheres empreendedoras, conseguimos legitimar a Lei Florescer da Autoestima em várias cidades. Em Montes Claros, não será diferente”, completou.
A empresária destacou ainda o impacto no ambiente de negócios. “Muitas vezes as mulheres deixam de arriscar, deixam de inovar, porque não se sentem autoconfiantes o suficiente, estão com a autoestima baixa. Essas questões estão ligadas à nossa estrutura patriarcal. Quando nos aprofundamos no autoconhecimento e passamos a reconhecer nossas forças e necessidades, isso colabora para o fortalecimento da nossa jornada como empreendedoras”, disse.
SERVIÇOS
Mulheres que desejam obter mais informações podem solicitar pelo WhatsApp (38) 9 9939-5572.