Logotipo O Norte
Quinta-Feira,17 de Outubro
Exercício de cidadania

Montes Claros dispõe de 3.506 mesários para atuar nas eleições

Márcia Vieira
marciavieirayellow@yahoo.com.br
Publicado em 16/09/2024 às 19:00.

Em Montes Claros, 68,71% dos mesários são mulheres, totalizando 2.409 pessoas, enquanto os homens representam 31,29%, correspondendo a 1.907 indivíduos (José Cruz/Agência Brasil)

Os preparativos no Cartório Eleitoral de Montes Claros são intensificados à medida que as eleições se aproximam. Para o próximo dia 6 de outubro, data em que os municípios vão eleger prefeito, vice-prefeito e vereadores, a preparação gira em torno de testes de urna, conferência e treinamento de pessoas que irão trabalhar no dia das eleições e atendimento ao eleitor. Dados do cadastro eleitoral indicam que foram convocados 1.890.826 mesários e mesárias para as Eleições Municipais de 2024. Em Montes Claros, 3.506 pessoas foram convocadas para trabalhar nas eleições, distribuídas nas três zonas eleitorais do município, a 184ª, 185ª e 317ª. 

Em Montes Claros, 68,71% dos mesários, correspondendo a 2.409 pessoas, são mulheres, enquanto 31,29%, ou seja, 1.907 pessoas, são homens. A advogada pública Giovana Ruas Dutra trabalha há mais de três eleições como presidente de mesa. Para ela, o trabalho é um importante exercício de cidadania. “Eu particularmente gosto de trabalhar, presenciar as etapas do processo eleitoral e vejo que evoluímos muito. Temos um processo eleitoral muito bom e seguro. Quero continuar prestando esse serviço ao país”, diz. 

Qualquer cidadã ou cidadão, que tenha mais de 18 anos e que esteja em dia com a Justiça Eleitoral, pode se voluntariar para trabalhar como mesária ou mesário nas eleições. As atribuições são divididas entre as quatro pessoas presentes em cada seção eleitoral. O presidente da seção eleitoral é responsável por manter a ordem, podendo solicitar apoio da força pública, se necessário. O primeiro e segundo mesários auxiliam o presidente e estão aptos a substituí-lo em sua ausência; o secretário é responsável pelo preenchimento da ata da mesa receptora de votos e registro de ocorrências no campo “anotações”. 

Cabe aos colaboradores da justiça, conferir a documentação dos eleitores e se estão na seção eleitoral correspondente; organizar o fluxo de eleitores e manter a ordem; verificar as credenciais dos fiscais de partido que passam pela seção; liberar a urna para cada eleitora ou eleitor, e prestar assistência em caso de dúvidas, sem interferir nas escolhas; garantir o sigilo do voto; emitir o comprovante de votação e entregá-lo após o registro do voto; finalizar o processo de votação no horário estipulado e preparar a urna para o envio dos resultados.  
 
AJUDA NECESSÁRIA
Para Helen Guimarães, chefe do Cartório Eleitoral da cidade, o voluntariado é sempre recebido com alegria, especialmente porque, este ano, sendo eleição municipal, há muitos pedidos de dispensa. “O motivo do impedimento é o parentesco com candidatos. São pessoas que não poderão trabalhar nas eleições. Mas tem gente demais querendo trabalhar, então a gente entende que 90% do pessoal, hoje, é de voluntários que querem contribuir de alguma forma com o trabalho das eleições”, diz. 

Quem receber a convocação da Justiça Eleitoral tem o prazo de cinco dias para pedir dispensa e apresentar o motivo da ausência. “Se não houver comparecimento e nem a justificativa devida, a pessoa incorre em uma multa e o valor dessa multa depende do entendimento do juiz, podendo ser de um salário mínimo ou 10% do valor do salário mínimo”, explica Helen.

Sobre o treinamento presencial, que estava suspenso desde as eleições de 2020, Helen acrescenta que é uma situação necessária. “Este ano, a 184ª Zona Eleitoral voltou aos treinamentos presenciais. Convidamos dois dos mesários para fazer treinamento presencial, por entender que o treinamento é muito importante, é uma renovação de energia, com perguntas, dúvidas sobre os procedimentos da eleição que podem ser sanadas ali na hora. Então, foram convidados o presidente e o primeiro mesário para participarem. São quatro reuniões aqui em Montes Claros. Já aconteceram três e essa semana tem a última”, diz.

Em relação às novidades implementadas no processo, Helen explica que o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TER) traz uma adaptação do software da urna e o mesário é dispensado o dia todo de trabalho. As demais regras continuam as mesmas. “Comparecer pontualmente, às 7h da manhã, iniciar os trabalhos e seguir em frente”, completa Helen. 

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por