Cidade

Montes Claros arrecada donativos para o sul do país

Itens de higiene e roupas podem ser entregues no aeroporto até as 19h30 desta quarta-feira (8)

Larissa Durães
larissa.duraes@funorte.edu.br
Publicado em 07/05/2024 às 19:00.
As chuvas intensas afetaram 1,1 milhão de gaúchos em 385 municípios (Gustavo Mansur/Palácio Piratini)

As chuvas intensas afetaram 1,1 milhão de gaúchos em 385 municípios (Gustavo Mansur/Palácio Piratini)

Em solidariedade ao estado do Rio Grande do Sul, que enfrenta a devastação provocada pelas recentes enchentes na região e resultou em 85 mortes, segundo o último boletim da Defesa Civil, várias entidades de Montes Claros estão mobilizando esforços para arrecadar doações destinadas à população gaúcha. A linha aérea Azul, uma das entidades encarregadas da coleta das doações, estará recebendo contribuições até esta quarta-feira (8) às 19h30.

O cenário no estado é de preocupação: 339 feridos, 134 desaparecidos e mais de 201 mil pessoas desalojadas, sendo 153.824 sem moradia e 47.676 em abrigos públicos. As chuvas intensas atingiram grande parte do estado, afetando mais de 1,1 milhão de gaúchos, em um total de 385 municípios.

O Rotary Clube Liberdade Montes Claros aceita doações através do Pix (chave rotarydors@gmail.com). Sandra Ladea Costa, membro do Rotary, explica que “optamos pelo Pix para facilitar as doações em dinheiro, em vez de doações de roupas, por exemplo”. Ela observa que muitas pessoas estão contribuindo. “Não apenas localmente, mas em todo o mundo, pois o Rotary é uma organização internacional. É incrível como a situação no Sul está sensibilizando tantas pessoas. Essa demonstração de solidariedade é verdadeiramente admirável”, acredita.
 
PONTOS DE DOAÇÃO
Aqueles que desejam contribuir com doações podem entregá-las no Aeroporto Mário Ribeiro (avenida Comandante João Milton, s/n) na Azul Cargo, sem qualquer custo, destinadas à base POA. Os itens aceitos englobam produtos de limpeza (permitidos para transporte aéreo), artigos de higiene pessoal, fraldas descartáveis, alimentos como café e açúcar, além de roupas de cama, mesa e banho, conforme recomendado pela Defesa Civil do estado afetado. A Azul solicita que as doações sejam acondicionadas em embalagens próprias para viagem e etiquetadas como “Azul Linhas Aéreas Base MOC – Doações para o Rio Grande do Sul – RS”.

Para quem busca locais mais centralizados, outros dois pontos estão disponíveis para receber doações que, assim como a Azul, recebem até esta quarta-feira. São eles: a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizada na Rua Santa Bernadete, 122, no bairro Todos os Santos, que recebe durante as missas. E o Ministério Público de Montes Claros, localizado na Avenida Cula Mangabeira, 345, que aceita as doações das 8h às 18h. Em contato com a instituição, O NORTE foi informado para que os doadores “incluam o endereço do abrigo AMRIGS [Associação Médica do Rio Grande do Sul] em Porto Alegre, pois foi em razão deles que a iniciativa surgiu, com a colaboração do grupo de jovens ‘Doidin de Deus’ e ‘Doar com Amor 3’”.

Para a estudante Stéfane Martins, integrante do grupo ‘Doidin de Deus’, o ato de doação para os desalojados do Sul é algo espontâneo. “Não posso ficar só olhando e dizendo, aí que triste e não fazer nada. Sinto que estou fazendo algo, e é justo fazer algo para quem precisa tanto neste momento. Às vezes, vemos uma situação triste ou uma tragédia e não tomamos nenhuma atitude. Então, é bom poder agir nesse sentido e agir neste momento”, diz a estudante que está entregando cobertores e itens de limpeza para o grupo de jovens.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por