(fotos: MANOEL FREITAS)
Paula Machado
Repórter
Montes Claros completa 151 anos de existência. A Princesinha do Norte famosa pela sua culinária, conhecida também pela excelência da sua carne-de-sol e da sua cachaça, sendo também a capital nacional do pequi. Fundada por Antônio Figueira Gonçalves, o município foi criado em 13 de outubro de 1831 e implantado em 16 de outubro de 1832. O primeiro presidente da câmara municipal foi o coronel José Pinheiro Neves. Em três de julho de 1857 o município mudou de nome, de Montes Claros de Formigas para Montes Claros.
ATUALIDADE
Segundo entroncamento rodoviário nacional, Montes Claros é um município com aproximadamente 355 mil habitantes. Com grande vocação agropecuária tem ao longo dos anos experimentado um sólido crescimento nas áreas de indústria, comércio e serviços.
Hoje Montes Claros vem se tornando um grande pólo industrial, devendo grande parte desse desenvolvimento às empresas Café Letícia, Coteminas, Nestlé, Vallée e Novo Nordisk.
De acordo com o historiador, escritor e presidente do instituto histórico geográfico de Montes Claros, Wanderlino Arruda, a cidade tem crescido muito na área de educação, no ensino universitário. Com mais de cem cursos, a Princesinha do Norte possui destaque em todas as áreas de conhecimento, nos mestrados e doutorados. Wanderlino cita também o melhoramento da saúde.
- Montes Claros é uma cidade que cresce a cada dia. Tanto nas áreas de educação e saúde tem melhorado muito. Os hospitais estão muito mais modernos - conta.
De acordo com ele a paz política também reina na cidade.
- Tem sim dispultas, mas é normal num período de eleições. Mas não existe na cidade nenhuma rixa, politicamente a cidade está em paz. Não há brigas ideológicas. Os candidatos são bons e o candidato que for eleito vai fazer um trabalho positivo - afirma.
Como diz Wanderlino, há uma segurança maior na política da cidade. Existe uma independência e uma valorização muito grande perante as instituições municipais e estaduais.
O crescimento da construção civil também é outro fator apresentado pelo historiador.
Como presidente do instituto histórico geográfico de Montes Claros, ele não intimida e comenta sobre os projetos futuros.
- Nós abordamos a história, a cultura e a geografia da cidade. E agora neste mês de julho vamos lançar nosso segundo livro, com 250 de informações importantes sobre a nossa cidade - revela. Ele ainda adianta que em outubro, estamos com um projeto de lançar nosso terceiro livro baseando na vida e na história do mestre Godofredo Guedes.
ANIVERSÁRIO
Quando perguntado sobre o significado do aniversário da cidade, ele respondeu que é muito importante esta fase de comemoração dos 151 anos de Montes Claros, quando a cidade vê realizado um grande número de conquistas em múltiplos setores, como a educação, saúde, artes, imprensa, urbanismo, segurança pública, rádio e televisão, com destaques também para a indústria e o comércio, principalmente com a implantação de grandes empresas.
- Estamos nos aproximando dos quatrocentos mil habitantes, igualando-nos em tamanho a alguns capitais – finaliza Wanderlino.