Montes-clarenses tomam posse na OAB e CAA de Minas Gerais

Jornal O Norte
Publicado em 18/02/2010 às 09:29.Atualizado em 15/11/2021 às 06:20.

Nágila Almeida


Colaboração para O NORTE



A OAB - Ordem dos advogados do Brasil em Minas realizou, no último dia 08 de fevereiro, a solenidade de posse da diretoria e do conselho seccional, juntamente com a diretoria da CAA - Caixa de assistência dos advogados de Minas Gerais e dos componentes do órgão especial.



Tomaram posse os seguintes advogados de Montes Claros na OAB de MG: Dalton Caldeira Rocha (integrante do órgão especial); Danilo Pereira Borges, Paulo César Mendes Barbosa e Erik Rodrigues Silva (conselho seccional).



A posse foi realizada no grande teatro do Palácio das Artes, com a participação de autoridades como o presidente do conselho federal da ordem, Ophir Cavalcante Júnior; do vice-presidente da República, José de Alencar Gomes da Silva; do vice-governador do estado, Antônio Augusto Junho Anastasia; do ministro de estado de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias; do presidente do tribunal de justiça, desembargador Sérgio Resende; do presidente da assembleia legislativa, Carlos Alberto Pinto Coelho; do prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, e de inúmeros representantes dos três poderes, além dos conselheiros federais que representam Minas Gerais.



Em seu pronunciamento, Alencar afirmou que o estado brasileiro está muito próximo da OAB, pela credibilidade conquistada pela entidade durante décadas em tantos embates em defesa da cidadania. Disse sentir-se honrado em participar da marcante solenidade de mudança de comando da ordem em Minas e desculpou-se por ser obrigado a retirar-se, em decorrência de outro compromisso anteriormente assumido.



- A OAB mineira tornou-se mais participativa com as mais de cem subseções por nós criadas - afirmou o ex-presidente e conselheiro federal Raimundo Cândido Júnior.



Ao novo presidente, Raimundo sugeriu que, entre outras coisas, tenha paciência.



Citando palavras de Dom Hélder Câmara, Luis Cláudio iniciou seu discurso afirmando que os grandes objetivos do direito são assegurar a paz, evitar a auto-tutela, promover a distribuição da justiça e harmonizar a sociedade, o que será possível com um poder judiciário independente, eficiente e atuante, pautado no respeito recíproco que deve existir entre advogados, magistrados, promotores, defensores públicos, delegados, serventuários e também com legislação eficaz e avançada.



O novo presidente ainda anifestou sua preocupação com a morosidade da justiça brasileira.



- Defendo que se deve lutar pela construção de um poder judiciário que realmente atenda aos anseios populares com qualidade e celeridade - disse. Também defendeu a urgente instalação de um tribunal regional federal em Minas e prometeu manter a interiorização e a descentralização administrativa, a ampliação do fórum permanente e reestruturação das salas dos advogados.



O novo presidente Luis Cláudio finalizou citando como projetos ampliar a atuação da escola superior de advocacia, criar o departamento de apoio ao advogado trabalhista e fortalecer o departamento de apoio ao advogado na capital.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por