cidade

MOC registra mais uma morte por Chikungunya

A quarta morte registrada no município foi divulgada no Boletim Epidemiológico da SES

Da Redação
Publicado em 04/04/2023 às 23:39.
Mosquito Aedes aegypt é o responsável pela transmissão da chikungunya (pexels)
Mosquito Aedes aegypt é o responsável pela transmissão da chikungunya (pexels)

O quarto óbito por chikungunya em Montes Claros foi divulgado no Boletim Epidemiológico atualizado a cada semana pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). A vítima é um idoso, de 89 anos, que estava em tratamento oncológico.Ele apresentou sintomas da doença no dia 18 de fevereiro e faleceu no dia 26 do mesmo mês.
 
NORTE DE MINAS
A região norte do estado está classificado no mesmo Boletim Epidemiológico como área de risco, com 26.069 mil casos prováveis de chikungunya dos 41.304 mil casos registrados em Minas Gerais. Já os casos confirmados na região são 7.424 mil, o que corresponde a mais da metade dos casos confirmados em todo o estado, que são 13.757. Os óbitos no Estado chegaram a 7, sendo 4 deles no Norte de Minas, enquanto 16 ainda permanecem em investigação, sendo um deles no Norte de Minas. 

Montes Claros, a maior cidade da região Norte tem 8.904 casos notificados, destes 1098 confirmados, além dos 4 óbitos.

De acordo com Aline Lara, coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saude de Montes Claros, as ações para controle do mosquito, conscientização da população acontecem durante todo o ano, tendo a grande ação ocorrido há duas semanas, quando foi realizada uma força tarefa para “Mutirão de limpeza”, além de 6 blitz educativas. 
 
ÓBITOS
No dia 20 de março foi oficialmente confirmada a primeira morte por chikungunya em Montes Claros. A vítima era uma idosa, de 71 anos, que estava internada desde o dia 22 de fevereiro, em tratamento oncológico, além de possuir outras comorbidades. O óbito ocorreu no dia 23 de fevereiro, oito dias após os primeiros sintomas de chikungunya. 

Logo após foram confirmadas mais duas mortes, sendo uma das vítimas uma senhora de 54 anos, também com comorbidades. Ela teve os primeiros sintomas no dia 11 de fevereiro, foi internada quatro dias depois, permanecendo internada por 30 dias, até evoluir para o óbito. A terceira vítima foi um idoso, de 85 anos, que apresentava comorbidades como hipertensão e diabetes. Ele deu entrada no hospital no dia 21 de fevereiro, ficou internado por três dias e faleceu.
 
DENGUE E ZIKA
Outras arboviroses que estão assustando os moradores de Montes Claros são a dengue e zika. Segundo o Boletim de Arboviroses, 20.257 casos de dengue já foram notificados este ano na cidade , sendo que 136 já foram confirmados. O número de notificações de Zika chega a 114 com um caso confirmado.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por