A Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS) e as Gerências Regionais de Saúde de Januária e Pirapora recebem nesta semana 37.670 doses o imunizante da Astrazeneca para aplicação da quarta dose contra a Covid-19 em idosos com 80 anos ou mais. Para o Estado, serão destinadas 533. 305 doses para garantir o reforço da prevenção contra o coronavírus.
Na próxima segunda-feira, a SRS começa a repassar parte do lote para 54 municípios. Pelo fato de possuir a maior população do Norte de Minas, Montes Claros ficará com 7.285 doses.
Para dona Divina Maria do Rosário, de 79 anos, a chegada da quarta dose é muito importante. “Vacinas salvam vidas. Estou imunizada já com três doses e ansiosa para a 4ª imunização. Estamos caminhando para uma nova realidade e o brasileiro tem essa cultura de se vacinar. Creio que isso tem ajudado bastante para essa melhora. Sabemos que muitos idosos ainda têm receio e não foram vacinados, mas eu como idosa me sinto mais segura e protegida no caso de contrair a covid-19 e ter uma forma mais leve ou até assintomática”, diz.
A coordenadora de vigilância em saúde da SRS de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes, ressalta que a aplicação da quarta dose de vacina contra a covid em idosos possibilita o aumento da imunidade, inclusive contra as variantes do coronavírus.
Para aplicação da nova dose os serviços de saúde poderão utilizar imunizantes da Pfizer, da Janssen ou da Astrazeneca, independentemente da dose utilizada anteriormente. O intervalo deve ser de quatro meses após a aplicação da primeira dose de reforço, ou seja, quatro meses após a terceira dose.
COBERTURA VACINAL
Na última quarta-feira, 30 dos 86 municípios que compõem a macrorregião de saúde do Norte de Minas aumentaram para 74,32% a cobertura vacinal da população com a aplicação da segunda dose de vacinas contra a covid-19. Ao todo, 1.182.622 pessoas completaram o esquema vacinal com a administração da segunda dose de vacinas.
Por outro lado, aumentou para 81,26% a cobertura vacinal da população com aplicação da primeira dose. Esse percentual de cobertura corresponde a 1.293.020 pessoas.
Já a aplicação da dose de reforço contemplou 494.415 pessoas residentes no Norte de Minas. Com isso, a cobertura vacinal da dose de reforço chegou a 38,07% da população.
CRIANÇAS
A vacinação de crianças com idade entre 5 e 11 anos também está avançando no Norte de Minas. Na última quarta-feira, o painel vacinômetro mantido pela SES-MG contabilizou que 90.176 crianças já tomaram a primeira dose de imunizantes da Pfizer ou da Coronavac. Isso corresponde a 59,39% do público infantil. Outras 12.418 crianças (8,18%) já completaram o esquema vacinal contra a Covid.