Montes Claros será a sétima cidade do estado a receber a iniciativa de capacitar e formar conselheiros para incidir sobre o ciclo orçamentário que já formou 240 pessoas em Minas Gerais. O evento acontece entre os dias 17 e 21 de setembro, no campus das Faculdades Santo Agostinho. As palestras em destaque são, Planejamento e Controle do Orçamento Público no Contexto da Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente/princípios ético-político, Ciclo orçamentário Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente, Monitoramento do Orçamento Público, Incidência no Legislativo, Mídia e democracia, Incidência na mídia.
A assessora de comunicação do projeto Novas Alianças, Rachel Costa, explicou a O Norte que a iniciativa objetiva incentivar a sociedade a conhecer melhor o orçamento de seu município, identificando onde falta recurso ou onde ele é mal aplicado. Salienta que os participantes são informados sobre os momentos e esferas certos para incidência sobre o ciclo orçamentário e como ganhar o legislativo e a mídia como parceiros na defesa dos direitos de meninos e meninas.
A assessora lembra que Projeto Novas Alianças tem rodado Minas Gerais, levando o curso Orçamento público, legislativo e comunicação, eixos de incidência em políticas para crianças e adolescentes. Montes Claros, marca a última formação do projeto neste ano, sendo que as cidades de Ouro Preto, Divinópolis, Ipatinga, Teófilo Otoni, Uberaba e Belo Horizonte já foram visitadas, mobilizando cerca de 280 participantes.
