A história do futebol de Montes Claros será objeto de uma pesquisa da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) que poderá resultar na implantação de um centro de documentação da memória do esporte na cidade. O estudo intitulado O foot-ball no sertão mineiro – a história do sport bretão - contará com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), com recursos da ordem de R$ 18.357,00, aprovados no âmbito do edital de Apoio à pesquisa na área da história do esporte e preservação de acervos.
(foto: ARQUIVO/XU MEDEIROS)
Jogadores do Funorte, a mais recente sensação do futebol local,
também deverão ser imortalizados.
O projeto é de autoria da professora Regina Célia Lima Caleiro, do departamento de História, vinculado ao Centro de Ciências Humanas (CCH). A pesquisa contará, também, com a participação dos professores Georgino Jorge de Souza Neto, Carlos Rogério Ladislau e Luciano Pereira da Silva, do departamento de Educação Física e do Desporto, do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS).
As atividades serão desenvolvidas entre 2010 e 2011, conforme a professora Regina Célia Caleiro. Além de depoimentos de ex-jogadores, ex-dirigentes e desportistas, serão reunidas fotos, revistas e outros documentos dos clubes mais antigos da cidade.
Um dos principais objetivos é a montagem de um acervo sobre a história do futebol na cidade. Nesse sentido, com o apoio da reitoria da Unimontes, o grupo de pesquisa está atuando com a perspectiva da implantação do Centro de memória do esporte de Montes Claros. Para isso, será encaminhado projeto ao ministério do Esporte com vistas ao recebimento de recursos financeiros. O ministério do Esporte já deu sinal positivo com vistas ao atendimento do pleito.