
Mesmo com o mutirão de vacinação realizado no último fim de semana, Montes Claros não conseguiu atingir a meta de 40% da população acima de 18 anos com a terceira dose da proteção contra a Covid. Com isso, segue obrigatório o uso de máscaras também em locais abertos da cidade.
O Dia “D” da vacinação foi realizado em 21 escolas municipais com saldo de 1.003 doses aplicadas, chegando a 37,65% de cobertura vacinal com a dose de reforço.
Decreto da prefeitura determina que a máscara seja liberada em locais abertos somente quando 40% das pessoas acima de 18 anos tiverem tomado a terceira dose. Para locais fechados, a liberação ocorre quando o município atingir 70% de cobertura desse público-alvo.
De acordo com o boletim epidemiológico da prefeitura divulgado na última sexta-feira, até o momento foram aplicadas 339.618 pessoas receberam a primeiras doses; 307.281 completaram o esquema vacinal com duas doses; 7.999 receberam dose única e 120.515 voltaram aos postos de saúde para a dose de reforço (terceira).
A ampliação da cobertura da dose de reforço, atualmente em 45,7% no Estado, tem sido peça-chave para a diminuição de casos graves e de óbitos. Boletim Epide-miológico da Secretaria de Estado da Saúde demonstram o menor patamar de novos casos desde o início da pandemia, bem como a redução da solicitação de internações, e do número de óbitos.
CRITÉRIO
Desde o ultimo dia 12 o uso de máscaras de proteção em locais abertos deixou de ser obrigatório em Minas Gerais. A medida foi tomada a partir da melhoria dos indicadores da pandemia no Estado e o avanço da vacinação. A SES, no entanto, recomendou aos municípios que facultem o uso de acordo com os indicadores de imunização de seus territórios. Assim, cabe a cada município a decisão de adotar ou não a orientação dada.
Até o momento as cidades norte-mineiras de Bocaiúva, Buritizeiro, Janaúba, Januária, Manga, Pirapora, Salinas e Taiobeiras decidiram liberar ou flexibilizar o uso da máscara.