
O fim do Minas Consciente, programa para acompanhamento da pandemia e criação de protocolos de retomada das atividades econômicas no Estado, não vai significar a “aposentadoria” das máscaras em Montes Claros. O uso do acessório, que passa a ser facultativo nos municípios mineiros já neste fim de semana, continuará obrigatório mesmo ao ar livre até que 70% dos montes-clarenses, pelo menos, tenham tomado o reforço vacinal (terceira dose) contra a Covid. Hoje, a cobertura está abaixo de 50%.
A partir de amanhã, os municípios mineiros terão autonomia para desobrigar o uso da máscara em locais abertos. A decisão acompanha o término do Minas Consciente, explicou o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti.
Segundo o titular da pasta, a medida considera a melhora do cenário epidemiológico no Estado, com queda no número de casos e óbitos de Covid após a disseminação da variante Ômicron, além do avanço da vacinação.
“Nosso cenário está controlado, com todos os indicadores bem. Além da vacinação, com mais de 80% (do público-alvo) com duas doses e reforço acima de 40%. Então a recomendação do Estado é que cada município possa desobrigar o uso de máscara em locais abertos a partir de sábado”, disse.
A decisão do Estado leva em consideração os cenários vividos por outros países que já tomaram a mesma medida. Mas, mesmo diante da desobrigação, o secretário afirmou que ele próprio seguirá usando o acessório em locais abertos e orienta que as pessoas, em especial as mais vulneráveis, sigam fazendo o mesmo.
“Quem quiser continuar (a usar), não se sinta constrangido. A máscara foi muito importante e continua sendo. E se alguém estiver gripado, fique com a máscara, vamos proteger o outro. A desobrigação não significa uma estimulação para tirar, então quem quiser continuar, faça”.
Em Montes Claros, a secretária Municipal de Saúde, Dulce Pimenta, afirmou que uma mudança só vai ocorrer se houver ampliação da vacinação.
“A fala do secretário de Estado de Saúde é bem clara: vai depender da taxa de cobertura vacinal de cada município. Ele sugere que cobertura vacinal da dose de reforço (terceira dose) acima de 70%, junto com outros indicadores, poderia desobrigar uso máscaras em espaços abertos. Porém, em Montes Claros esta cobertura está abaixo de 50%”, afirmou. “Portanto, teremos que avançar na cobertura vacinal da terceira dose e das crianças”, disse a secretária.
Até ontem, 106.844 pessoas em Montes Claros haviam tomado a dose de reforço contra a Covid. Até agora, o município confirmou 72.744 casos da doença, com 1.032 mortes.