A secretaria de estado da saúde de Minas Gerais divulgou, no último dia 16, resolução n° 1904 contemplando Montes Claros e outros municípios com o recurso da ordem de 840 mil reais. Esse recurso será destinado para construção de duas UBS – unidades básicas de saúde tipo 3, que irá comportar seis equipes do programa Saúde da Família.
O município de Montes Claros foi contemplado devido ao trabalho conjunto da seção de projetos e programas especiais e a coordenação de estratégia saúde da família da secretaria municipal de saúde, que se basearam na resolução SES n° 1794 de 11 de março de 2009, que institui incentivo financeiro para melhoria da infra-estrutura da atenção primária à saúde. A equipe de Coordenação ESF elaborou o plano de investimento para atenção primária à saúde/PMIAPS, que foi aprovado pelo conselho municipal, sendo encaminhado à gerência regional de saúde, juntamente com a ata de aprovação e termo de compromisso assinado pelo secretário municipal de saúde, Dr. José Geraldo de Freitas Drumond, o prefeito Luiz Tadeu Leite e o secretário de estado da saúde Marcus Pestana.
COBERTURA
De acordo com a coordenadora de estratégia Saúde da Família, Patrícia Gonçalves Carvalho, a construção dessas unidades é extremamente importante porque com elas vamos ampliar a cobertura de Saúde da Família de 49 equipes para 55, o que corresponde a 52%, sendo que a meta da secretaria é atingir 100% de cobertura de Saúde da Família até 2012.
O início das construções está previsto para esse ano, a região do grande Maracanã já está definida para abrigar uma dessas unidades, afirma o secretário municipal de saúde, Dr. José Geraldo Drumond.
- A definição da edificação das unidades básicas obedecerá ao levantamento técnico para alcançar a população ainda sem a cobertura da Atenção Primária, ou seja, vazios assistenciais e levando-se em conta a determinação do prefeito Luiz Tadeu Leite para atender a população que mais necessita da atenção primária em suas moradias - define o secretário.