Logotipo O Norte
Terça-Feira,15 de Julho

MOC começa a aplicar hoje a 4ª dose em maiores de 70 anos

Imunizante da Pfizer está disponível em todas as salas de vacina da cidade

Janaína Fonseca e Márcia Vieira
Publicado em 07/04/2022 às 00:58.Atualizado em 07/04/2022 às 10:00.

Montes Claros começa a aplicar nesta quinta-feira (7) a quarta dose da vacina contra a Covid-19. Idosos com mais de 70 anos e que tomaram o primeiro reforço há pelo menos quatro meses poderão procurar uma das salas de vacina da cidade a partir das 8h.

Segundo a secretária Municipal de Saúde, Dulce Pimenta, os imunizantes chegaram a Montes Claros nesta quarta-feira (6). Serão disponibilizadas vacinas da Pfizer para esse público. Dulce não soube precisar o número de montes-clarenses aptos a receber esse novo reforço.

O taxista Elpídio Rocha, de 70 anos, diz que não vê a hora de carimbar mais uma dose da vacina contra a Covid no cartão. Para ele, saúde pública é responsabilidade coletiva e não colocar o passageiro em risco é tão importante quanto cuidar da própria saúde.

“Eu e minha esposa estamos imunizados com a terceira dose e meus filhos com as duas doses. Estou só aguardando chegar o dia 28 de abril para tomar mais um reforço. Acredito na vacina e, quando ela chegou à cidade e abriram para pessoas da minha idade, eu corri para a fila e valeu a pena. Não tivemos Covid na família”, comemora.

Mesmo vacinado, ele continua cumprindo o decreto que determina o uso da máscara. “Não tiro a proteção de jeito nenhum. E no meu táxi as pessoas têm que usar. Mesmo se a prefeitura liberar por agora, eu vou continuar usando. Me sinto mais seguro”, afirma.
 
DECISÃO
Desde o último dia 2, o Estado autorizou os municípios mineiros a iniciarem o processo de vacinação com a quarta dose para o público a partir dos 70 anos de idade. Cabe a cada município fazer a solicitação dos imunizantes ao Estado.

A estimativa da Secretaria de Estado de Saúde (SES) é a de que mais de 1 milhão de mineiros poderão garantir a imunização com a quarta dose a partir da inclusão dos maiores de 70 anos.

A ampliação é considerada necessária já que o público é mais vulnerável à doença e tem resposta imunológica mais baixa, assim como os imunossuprimidos, que já recebem a dose adicional no Estado. 

“Já existe nota orientativa do Ministério da Saúde a esse respeito. A regra é que as pessoas que têm 70 anos ou mais, que tomaram o primeiro reforço há quatro meses, devem procurar a unidade de saúde para a quarta dose. Esse reforço deverá ser feito com a vacina da Pfizer, da AstraZeneca ou da Janssen”, diz Agna Menezes, coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Diretoria Regional de Saúde de Montes Claros.

Segundo ela, os municípios norte-mineiros têm vacina suficiente para começar a imunização desse público com a nova dose de reforço. “O Estado disponibiliza à medida que eles pedem. Reforçamos a necessidade de os municípios iniciarem a vacinação com este segundo reforço. Eles estão cientes de que podem usar as vacinas que já têm em estoque e pedir mais. Não está faltando vacina. Acredito que logo terá início”, diz.
 
PROTEÇÃO
Agna Menezes acrescenta que os estudos mostram que a capacidade de resposta imunológica do organismo reduz muito a partir de três, quatro ou cinco meses após a pessoa receber um dos imunizantes, por isso a necessidade do reforço.

“Estes mesmo estudo indica que, uma semana após o segundo reforço, os títulos de anticorpos contra a Covid aumentam cinco vezes”, explica.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por