Samuel Nunes
Repórter
Em contato com O NORTE na manhã de ontem, 18, a chefe de seção de zoonoses, Lucimar Cristina Pimenta Maia revelou que a situação de momento quanto ao índice de infestação do aedes aegypti na cidade é de 0,4%. Explica que este dado refere-se ao período de 03 a 15 de novembro.
Entretanto, de acordo com ela, apesar do trabalho dos 270 agentes no combate à dengue ainda falta conscientização por parte da população quanto à prevenção às causas da doença.
- As visitas dos domicílios são realizadas, mas infelizmente no retorno que acontece posteriormente a situação é a mesma ou pior do que antes. As calhas, caixa d’água, quintais e lajes carecem de uma limpeza mais assídua por parte do morador - argumenta.
(foto: XU MEDEIROS)
População continua negligente com a dengue,
aumentando os riscos de uma endemia na cidade
A chefe do setor de zoonoses acrescenta ainda que as dificuldades encontradas pelos agentes para efetuar a visitação estão principalmente nas áreas centrais e nobres da cidade.
EPIDEMIA
Indagada sobre um eventual risco de dengue na cidade, Lucimar Cristina Pimenta Maia afirma que a epidemia é um risco mundial. Especificamente quanto a Montes Claros, ela chama a atenção pelo fato de na cidade estar localizado o segundo entroncamento rodoviário do país.
- Outra preocupação é que temos uma população flutuante de mais de 1 milhão de pessoas. Com as festas de final de ano, quando pessoas de outros estados têm como destino Montes Claros, mais cuidados devem ser tomados. Acredito que estamos fazendo a nossa parte mas, é extremamente relevante que a população faça a sua parte, se isso não acontecer às coisas tendem a se complicar ainda mais - diz.
CUIDADOS COM A DENGUE
A dengue é uma doença febril aguda, causada por vírus, de evolução benigna, na forma clássica, e, grave, quando se apresenta na forma hemorrágica. A doença é hoje a mais importante arbovirose que afeta o homem e constitui um sério problema de saúde pública no mundo, especialmente nos países de clima tropical, onde as condições do meio ambiente favorecem o desenvolvimento e a proliferação do mosquito aedes aegypti, principal transmissor da dengue.
COMO EVITAR QUE O MOSQUITO E A DENGUE SE PROLIFEREM?
- Basicamente não deixar água parada.
- Colocar terra ou areia nos pratos das plantas.
- Não deixar acumular sujeira nas calhas do telhado.
- Tampar caixas d’água, cisternas e barris.
- Cobrir ou furar pneus.
- Virar de boca para baixo garrafas vazias.