Samuel Nunes
Repórter
As Comissões OAB/Mulher e Cidadã, em parceria com a 11ª Subseção da OAB em Montes Claros e com a Receita Federal, realizaram ontem, 17, a apresentação e entrega de doações da campanha Melhor Natal, segunda fase do Projeto resgate da cidadania, que tem como objetivo promover a igualdade e a inclusão social. Entidades beneficentes do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha ganham por meio desta relevante iniciativa alimentos, brinquedos, roupas e equipamentos para iniciação digital.
Criado em 2004, o projeto já atendeu a mais de 150 mil pessoas, na capital e interior. De acordo com o presidente da OAB/MG, Raimundo Cândido Júnior, a escolha de Montes Claros para essa fase do projeto se deu mediante o cadastro de cerca de 50 entidades com Declaração de utilidade pública, que serão beneficiadas com produtos apreendidos pela Receita Federal. Reiterou ainda o apoio da polícia militar e do Exercito para a entrega dos donativos.
SOCIAL
O superintendente regional da Receita Federal em Minas Gerais, Eugênio Gonçalves explica que O IDH - Índice de Desenvolvimento Humano da região é baixo o que justifica as doações. Revela que nesta primeira etapa serão doados 80 mil bermudas e shorts, 8 mil calças, 5 mil vestidos, e de 80 a 100 pares de meia.
- Todas as doações são frutos de mercadorias apreendidas pela Receita Federal, em virtude de crimes praticados. Desta forma cumprimos com o nosso papel social. O total de doações chega a 300 mil peças avaliadas em 1 milhão de reais.
BENEFICIADAS
Segundo o presidente da OAB- da 11° subseção, Dalton Caldeira Rocha, com a iniciativa, mais de 100 mil pessoas serão alcançadas, perfazendo um total de 50 entidades beneficiadas.
A presidente da Comissão OAB-Cidades, Marlene Alves, afirma que a segunda etapa do projeto acontece nos meses de janeiro e fevereiro. Nesta etapa ela diz que acontece a entrega de alimentos e cesta básica.
- É importante explicar que foram avaliadas as instituições devidamente regulamentadas que apresentaram maior necessidade das doações.