(foto: Fábio Marçal)
Marlene Bastos
Colaboração para O Norte
A 1ª Feira da Cidadania realizada no Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC) Antônio Alves dos Santos, no Bairro Maracanã, propiciou aos moradores daquela região um domingo diferente. O evento teve como finalidade facilitar o acesso a serviços e informações importantes ao cidadão, como programas sociais, educacionais e ambientais, ações de saúde, esporte e lazer, e ainda atendimentos e orientações nas áreas jurídica, eleitoral e fiscal.
A iniciativa contou com um público de milhares de pessoas durante todo o dia e a presença de lideranças e autoridades, dentre os quais o prefeito Athos Avelino, a presidente da APAS, Vera Lúcia Pereira Nunes, o vice-prefeito Sued Botelho, secretários municipais, o ex-ministro Humberto Souto e o deputado estadual Carlos Pimenta. Para o prefeito Athos Avelino, o interessante de um evento como este é a oportunidade de reunir tantos parceiros importantes em prol de uma única causa, o resgate da cidadania. “É trabalhando em conjunto que alcançaremos resultados positivos para a melhoria da qualidade de vida da nossa população”, destacou o prefeito.
Além do acesso às informações, as pessoas que compareceram ao local puderam assistir a apresentações com a Banda de Música do 10º Batalhão e o Maculelê, composto de adolescentes do Centro de Convívio Eloim Lopes. Na parte externa do Caic, a criançada se divertiu à vontade com as atividades esportivas e recreativas do programa Caravana do Lazer, organizadas por técnicos da Secretaria de Esporte e Lazer e da Unimontes. Houve também apresentação de Hip Hop e Dança de Rua. Um outro número que chamou a atenção do publico foi dos cachorros adestrados da Polícia Militar, com demonstrações de obediência e disciplina. Foram mostrados também os serviços oferecidos pelo Corpo de Bombeiros e 55º Batalhão de Infantaria.
Para a dona de casa, Maria José Fonseca, do bairro Alterosa, a Feira da Cidadania foi uma gostosa novidade. “Recebi importantes orientações, tive a oportunidade de medir minha glicose e ter a certeza de que graças a Deus está tudo em ordem”, disse ao destacar a importância de eventos dessa natureza. “As pessoas me trataram muito bem, fiquei feliz em participar, a gente se sente mais valorizada”. A neta, Amanda Beatriz Rodrigues, de 11 anos, que a acompanhou durante todo o trajeto pela feira, participou da oficina de flores ornamentais feitas com garrafas pet, oferecida pela Associação de Promoção e Ação Social (APAS). “Eu pensei que seria apenas uma rua de lazer, me surpreendi com tanta coisa oferecida”, ressaltou.
A iniciativa envolveu várias organizações. A Prefeitura participou com diversos serviços, como informações e orientações sobre os programas desenvolvidos na área de assistência social em Montes Claros, apresentados pela Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, com destaque para PETI, Agente Jovem, Sentinela, Casa de Passagem e Cadastro Único. Membros dos conselhos da Criança, do Idoso e da Pessoa com Deficiência também participaram com informações sobre suas atividades.