Mais segurança no fim de ano

Número de policiais nas ruas aumenta de 30% a 50% e reforço conta ainda com o auxílio das bases móveis, que circulam também nos bairros da cidade

Carlos Castro Jr.
O Norte - Montes Claros
Publicado em 29/11/2018 às 05:48.Atualizado em 28/10/2021 às 02:26.
 (MANOEL FREITAS)
(MANOEL FREITAS)

Durante este fim de ano, Montes Claros terá diariamente cerca de 200 policiais nas ruas, um aumento que varia entre 30% e 50%. O acréscimo no efetivo acontece após a Polícia Militar iniciar a Operação Natalina no último dia 23, ainda durante as compras da Black Friday.

Além das datas comemorativas e comerciais, o fim de ano fica marcado pelo pagamento do 13º salário, aumentando o poder de compra do consumidor. De acordo com o major Giovanni, assessor de comunicação da 11ª Região da Polícia Militar, os grandes centros comerciais recebem atenção especial neste caso. Além da região central, bairros como Major Prates, Delfino Magalhães e Santos Reis terão número maior de policiais circulando. “Os policiais ficam estrategicamente em locais de grande demanda neste período”, disse o major.

Após a virada do ano, a ação continua com a Operação Férias Seguras até o fim de janeiro. Neste caso, a atenção especial fica por conta dos locais com maior circulação de turistas.
 
BASES
A estratégia montada para as operações conta com o auxílio de 12 bases de segurança especiais distribuídas na cidade. A equipe é composta de policiais que ficam em vans paradas momentaneamente em determinados pontos para atender às necessidades da população e, ainda, duas motocicletas para realizar o patrulhamento na região.

As bases ficam principalmente nas praças da Matriz e Dr. Carlos Versiani, além dos bairros Maraca-nã, Alto São João e Dr. João Alves. “A localidade vai depender da demanda”, disse o major, citando a facilidade que as bases têm de se locomover e ocupar outros espaços.

As bases de segurança móveis começaram a ser usadas em Belo Horizonte em agosto de 2017 e chegaram a Montes Claros em setembro deste ano. A ideia nasceu da iniciativa da polícia de fazer uma reestruturação administrativa, que levou, em todo o Estado, quase 2 mil policiais para trabalhos nas ruas.

Em Montes Claros, cerca de cem militares deixaram as atividades internas para se dedicarem à nova forma de trabalho.

Segundo a PM, por meio destas bases, cerca de 2 mil policiais estão reforçando as forças de segurança nas principais cidades do interior. “E elas ajudaram Minas Gerais a reduzir em 36% os crimes violentos de janeiro a novembro deste ano se comparado ao ano anterior”, disse o responsável pelo Comando de Policiamento da Capital (CPC), o coronel Anderson de Oliveira ao Hoje em Dia.
 
PREVENÇÃO
De acordo com o major Giovanni, o período merece atenção também dos cidadãos, para se prevenirem de situações de perigo, como roubo de bolsas e acessórios. Para isso, a polícia intensificou a divulgação de dicas para se comportar em locais com grande circulação de pessoas.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por