O curso objetiva desenvolver nos alunos para formação de soldados o hábito da leitura e também a descoberta de novos talentos através de peças teatrais (XU MEDEIROS)
Samuel Nunes
Repórter
Duzentos e trinta e nove alunos do curso técnico em segurança pública para a formação de soldados de 1° classe da polícia militar participam do projeto de leitura Machado de Assis. De acordo com o tenente Erick Alves o curso visa através da leitura capacitar o aluno a desenvolver o hábito da leitura e também crescer culturalmente revestindo também para a população uma vez que depois dos nove meses de aulas o já policial vai ter contato direto com a população.
O projeto é uma atividade curricular, tendo em vista que além de trabalhar a parte cultural promove também atividade em grupo, onde os alunos têm a oportunidade de se interagirem. – O militar tem a função também de trabalhar em equipe, tem que ter este espírito - frisa.
LIVROS
O também coordenador do Machado de Assis, tenente Antônio Alkimim revela que durante a escolinha o soldado através do projeto lê quatro livros e faz três apresentações. – Os livros são A arte de guerra, que ensina a vida e traz elementos militares, Um matador, que traz problemas sociais, O sucesso é ser feliz, este um livro de auto ajuda e Cidade de Deus que já é um livro bastante popular.
De acordo com Alkimim, a relação das obras é indicada pela academia de polícia em Belo Horizonte que é a coordenadora em todo o Estado deste mesmo projeto e as companhias do interior realizam o curso.
ACERVO
Segundo o tenente Alkimim além de despertar no aluno o gosto da leitura, o projeto considerado relevante objetiva também desenvolver ações para fortalecer o acervo bibliográfico da biblioteca do 10° batalhão.
Ele explica que os alunos são orientados ainda a adquirir obras literárias para o acervo pessoal, o que é primordial para o crescimento cultural e intelectual de cada um. – Uma das funções deste projeto é também é o aperfeiçoamento literário - afirma.
ESCRITOR
O militar destaca a hora aula que é de 1.346 durante os nove meses, tendo o aluno que apresentar um texto sobre as obras literárias lidas no período e produzir uma peça de teatro. – É bom explicar o porque do nome do projeto ser Machado de Assis, naturalmente porque este é o principal dos escritores brasileiros. Ele é quem inspira e leva o nome do projeto, entretanto, a leitura é de diversos autores – revela.
As aulas têm a direção de profissionais capacitados, sendo um professor de português e de um pedagogo e dos oficiais da companhia que são os incentivadores.