Mãe nega que filho seja mendigo e pede ajuda para tirá-lo das ruas

Jornal O Norte
Publicado em 20/01/2007 às 14:49.Atualizado em 15/11/2021 às 07:56.

Mãe de andarilho revela que o seu filho não tem necessidade de morar nas ruas, pois ele tem casa, família e comida em Montes Claros








Samuel Nunes


Repórter


samuelnunes@onorte.net








O Norte publicou na sua edição do dia 12-01-2007, a triste situação de um andarilho, contada por ele mesmo, que teria vindo de Belo Horizonte para Montes Claros e que estava morando ao lado do casarão dos Maurício, na Praça da Matriz, em deplorável condição. No entanto, na manhã de ontem, a reportagem conheceu de perto a verdadeira história de Davi Ferreira Lima, por meio de sua mãe, Antônia Pereira Lima.



null


Antônia Pereira Lima faz um apelo para que alguma casa de reabilitação possa ajudá-la a tirar das ruas o seu filho, Davi Ferreira de Lima, que abandonou o lar (Foto:Wilson Medeiros)



 



Aos 66 anos de idade, viúva e mãe de 10 filhos, moradora há 49 anos no bairro Maracanã, ela procurou a redação para desmentir o que o filho disse, em relação ao abandono que experimentaria por parte da família.





- O Davi não tem nenhum parente que more em Belo Horizonte. Eu sou a mãe dele e o criei, a ele e a mais nove filhos, todos aqui em Montes Claros. Um dos meus filhos já é falecido, o Davi é o mais velho e tem na verdade 48 anos e não 59, como ele disse na reportagem – esclarece, observando que se sentiu envergonhada pelo fato de o filho mentir, colocando-a sob suspeita de ser uma mãe negligente.



NATAL





Com emoção, Antônia Pereira Lima afirma que o seu filho já passou mais de cinco anos fora de casa, sem dar qualquer noticia. Ela diz que na sua casa não falta nada, tem comida, água e cama para ele, mas que Davi não fica em sua casa.





- Ele se acostumou a morar na rua – acrescenta, achando estranho que o filho tenha dito ao jornal que passara o dia de Natal e Ano Novo abandonado pela família, dormindo sobre um papelão. Na oportunidade, ele permitiu até que a reportagem fotografasse a comida que ingeria no momento da entrevista: sebo de carne.





No entanto, Antônia Pereira Lima diz que não entendeu a atitude filho ao afirmar que passou as festas de fim de ano desta forma, uma vez que ele estaria acompanhado de algumas pessoas da Toca de Assis, do bairro Major Prates, ocasião em que chegou a ajudar na distribuição de presentes doados a crianças carentes.   





- Saber que ele estava dormindo na rua, foi uma surpresa para todos nós, pois pensávamos que ele estava sendo assistido.



DOAÇÃO





De acordo com Antônia Pereira Lima, toda a sua família mora em Montes Claros, com exceção de alguns irmãos que residem em São Paulo. Ela afirma que ajuda o Asilo São Vicente de Paulo, com doações em dinheiro ou com roupas, e que jamais deixaria o próprio filho passando por essas necessidades.





– O meu coração partiu quando eu vi a foto dele no jornal. Ele não precisa ficar daquele jeito, pois apesar de sermos de uma família humilde, aqui em casa cada um dos meus filhos tem o seu espaço e, graças a Deus, não falta alimentação para nenhum de nós. 



INTERNAMENTO





Dona Antônia ressalta que o seu sonho é ter o filho de volta ao seio da família, mas entende que isso não é fácil e pede apoio de entidades sociais.





- O meu coração de mãe deseja e tem um sonho que meu filho volte logo para a sua casa. Ele tem boa relação com os seus irmãos e, portanto, a minha esperança e de que ele volte para a nossa família. A minha vontade é de que ele seja internato em um centro de recuperação, onde tenha oportunidade de trabalhar e desta forma não ficar com o tempo ocioso.





De acordo com Dona Antônia, Davi Lima não mentiu durante toda a entrevista. Segundo ele, em um momento ele foi sincero.





- Quando ele falou que tem uma profissão. E ele tem: é eletricista. Davi tem boa saúde, é uma pessoa forte e de vigor, qualquer trabalho pesado ele faz. É bom dizer também que ele não tem nenhum problema mental, ele é sadio, mas infelizmente gosta de viver na rua. Ele tem família, sim, e ela mora em Montes Claros e não o abandonou. Pelo contrário, a sua família, toda ela, quer ele de volta - conclui.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por