Lixo urbano pode ser melhor aproveitado com treinamento de pessoal

Jornal O Norte
Publicado em 04/02/2010 às 08:36.Atualizado em 15/11/2021 às 06:19.

André Senna


Colaboração para O NORTE



A Prefeitura de Montes Claros iniciou na tarde de terça-feira, 02, treinamento de pessoal, sob a orientação da monitora Cyntia Fantoni, da empresa MYR Projetos Sustentáveis, para estudo e diagnóstico dos resíduos do lixo urbano, conforme critérios técnicos, a composição do lixo na cidade, e definir como melhor aproveitá-los, a fim de diminuir os danos ao meio ambiente. Dentro de três semanas devem ser concluída a análise. Montes Claros foi escolhida, entre outras cidades, como pólo do estudo que resultará em um documento governamental com a indicação da melhor maneira de se reutilizar o lixo nas diversas regiões de Minas Gerais.



O treinamento foi na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com participação de Albert Sandro, assessor de Projetos de Gestão de Resíduos Sólidos. O estudo para diagnóstico deve começar segunda-feira, 8, com a coleta de amostras de lixo em seis regiões de Montes Claros. Em cada bairro, serão coletados 800 quilos de resíduos. A análise será feita por quarteamento, ou seja, cada amostra coletada em bombonas de 200 litros misturadas, pesadas e divididas em quatro partes. Após separadas, despreza-se dois quartos. Depois de misturados novamente, os dois quartos são outra vez divididos em quatro partes. Separa-se, então, as duas últimas partes que serão misturadas e pesadas. Depois disto, será feita a seleção dos resíduos e nova pesagem para que se chegue ao quociente gravimétrico de cada tipo de resíduo, que é a divisão entre o peso de cada tipo de lixo, pelo peso bruto. O resultado final do estudo será enviado ao Governo do Estado, que poderá, a partir daí, saber como lidar com os resíduos por região, diminuindo os problemas ambientais relacionados ao lixo.



A média de lixo produzida pela população brasileira varia entre 0,5 e 1,5 quilo por habitante. Em Montes Claros, a média é de 0,7 quilo por habitante. Segundo o secretário de Meio Ambiente, Aramis Mameluque Mota, o resultado destes trabalhos servirá de parâmetros para futuras negociações referentes à destinação final dos resíduos sólidos do município.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por