O Lions de Montes Claros Sertanejo participou, na última quarta-feira (9), do projeto “Sementinhas do Agro”, na 51ª Expomontes. A iniciativa do Sindicato dos Produtores Rurais busca conscientizar crianças e pré-adolescentes sobre a produção de alimentos, o cuidado com o meio ambiente e a importância do trabalho no campo, por meio de atividades práticas e educativas.
Durante a visita, o clube de serviço, por meio da ex-presidente e atual assessora de meio ambiente do Distrito LC4 representando o Norte de Minas, Catarina Durães Caldeira, distribuiu 450 lápis ecológicos personalizados com a marca Lions para as crianças que participaram das atividades naquele dia.
“Esse projeto é muito especial porque planta uma sementinha na consciência dessas crianças sobre a importância de cuidar da terra, das plantas, da água. O Lions não poderia deixar de apoiar e incentivar essa iniciativa”, destacou Catarina, que acompanhou a ação ao lado de outros voluntários do clube.
Os lápis ecológicos foram doados pela associada Raquel Muniz, que tomará nesta sexta-feira (11) como presidente do Lions Clube. “Esses lápis ecológicos vêm com uma sementinha na ponta que poderá ser plantada e brotará uma planta chamada crotalária. Essa planta atrai as libélulas que são predadoras naturais do mosquito Aedes aegypti, causador da dengue”, diz.
“Essa é uma forma de estarmos promovendo educação ambiental com as crianças e é através delas que vamos conseguir fazer o meio ambiente ser respeitado e termos um mundo melhor. O Lions acredita que é através dos estudantes que podemos criar uma cultura de proteção ao meio ambiente para que no futuro as nossas gerações não sofram tanto. Então, é dos pequenos que começamos essa educação ambiental”, completa a futura presidente Raquel Muniz.
SOBRE O PROJETO
O projeto “Sementinhas do Agro”, lançado na 51ª Expomontes, quer aproximar crianças de até 12 anos da realidade do campo e valorizar a produção rural. Com visitas guiadas, contato com animais, hortas e oficinas, a iniciativa busca despertar, de forma lúdica, a consciência ambiental e a importância do trabalho no campo para a sociedade. A iniciativa é realizada com apoio da FAEMG, por meio da Gerência da Mulher, Jovem e Inovação e da Comissão FAEMG Mulher, e conta com a participação de dezenas de escolas da cidade e região já cadastradas. Durante a Expomontes, centenas de crianças participarão das atividades, reforçando a missão do Sindicato de valorizar o campo não somente como atividade econômica, mas como base da formação social, cultural e alimentar da população.