Lei de bairros entra em vigor em Montes Claros: a partir de agora IBGE poderá realizar estudos referentes a cada região da cidade

Jornal O Norte
25/04/2006 às 10:10.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:33

Iran Ferreira


Repórter


onorte@onorte.net




(foto: Wilson Medeiros)

Reorganizar a cidade fazendo um mapeamento dos bairros e loteamentos existentes. Este é o objetivo da lei Divisão administrativa de bairros, elaborado pela prefeitura de Montes Claros, atendendo a uma antiga reivindicação do IBGE - Instituto brasileiro de Geografia e Estatística.

Atualmente, o município tem, aproximadamente, 220 bairros. De acordo com o secretário de Planejamento Guilherme Guimarães, a cidade será dividida em 43 regiões para que a prefeitura tenha condições de administrar melhor os investimentos destinados a cada área.

- Com a lei, o IBGE poderá fornecer dados específicos de cada região. Com isso, a administração dividirá melhor os recursos de cada uma - explica Guimarães.

Ainda de acordo com ele, assim como o IBGE, a prefeitura também vai implantar um sistema de coleta de dados de Montes Claros.

De acordo com a funcionária do IBGE Lúcia Lander, o órgão ainda não recebeu nenhum comunicado sobre a aprovação da lei.

- A lei ainda não chegou a nossas mãos. Só quando isso acontecer, é que realmente poderemos tomar alguma posição, e datar quando será realizado algum estudo na cidade de acordo com o que foi aprovado - disse Lander.

REGIÃO ADMINISTRATIVA

Todos os bairros localizados em determinadas áreas do município foram agrupados a uma única região. O secretário Guilherme Guimarães explica dando como exemplo os bairros localizados na região do grande Delfino Magalhães.

- Os bairros daquela região, pela lei, vão passar a se chamar região administrativa do grande Delfino Magalhães. Ou seja, todos os bairros vão continuar existindo, mas em caráter administrativo.

 Ele ressalta que os loteamentos que surgirem, agora depois da aprovação da lei, vão se transformar em bairros agrupados na região administrativa mais próxima.

A lei visa, além da organização dos bairros, fazer uma descrição do perímetro urbano. Estabelece que a cada dez anos seja feita uma revisão do mapa.

- A reestruturação do município vai facilitar o trabalho de grandes empresas que prestam serviço na cidade, principalmente a dos Correios. E já está sendo elaborado o novo mapa da cidade, com as 43 regiões administrativas e bairros pertencentes a cada uma - destaca Guimarães.

HISTÓRIA

Para a funcionária pública Mariana Carvalho, moradora do bairro Eldorado há mais de 15 anos e, que desconhecia a lei, ela vai facilitar a pesquisa de estudantes sobre a história e até mesmo dados interessantes do bairro.

- Com esta lei, os estudantes de Montes Claros, ganharam mais uma boa forte de pesquisa e informação. A lei vai facilitar o trabalho do IBGE e das pessoas que nem se quer conhecem a história do próprio bairro. Eu mesmo, não conheço a fundo a história do meu bairro - conta à funcionária pública.

Já a estudante Maria Gabriela Alves, 14 anos, acredita que a lei vai tornar ágeis os trabalhos de pesquisa de cada bairro da cidade.

- Normalmente, queremos saber a história de algum bairro e não encontramos nada. Agora com a lei, esse trabalho vai ficar mais interessante e vai ser mais rápido.

A lei de Divisão Administrativa de Bairros já está em vigor. De acordo com o secretário Guilherme Guimarães, com a lei, os bairros e loteamentos não vão acabar.

- Todos os bairros e loteamentos vão continuar existindo, mas agora agregados às regiões administrativas. O objetivo é fazer uma organização para poder melhor trabalhar a cidade - finaliza Guimarães.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por