Uma das principais atrações da Semana Municipal da Consciência Negra, é o concurso de Beleza Negra, organizado pela coordenadoria de Igualdade Racial, da secretaria de Desenvolvimento Social, em parceria com o colunista João Jorge. O desfile desta quinta-feira, 19, às 19 horas, será realizado na casa da Juventude que fica na Rua Raio Christoff, 320, centro e inclui também apresentação afro-cultural, show com as bandas Pop e Novos Ares.
Disputam o título 26 mulheres e 9 homens, de 14 a 23 anos, num desfile de identificação cultural. Os concorrentes foram escolhidos numa disputa com mais de 130 candidatos, em sete seletivas realizadas no Mercado Central, Morrinhos, Cintra, Renascença, Delfino Magalhães, Maracanã e Santos Reis.Entre os concorrentes estão Gilvana Trindade, Emanuele Karine Silva Pereira, Jordana da Silva Lima, Laio Maques Silva, Marcelo Pereira Soares, Nayara Priscila da Silva, Angecia Araújo Moreira, Ellen Silva Moreira, Jéssica Fernandes Soares, Keila Franciane Rodrigues.
Além de Sadrak Nunes dos Santos, David Richard, Shirley de Oliveira, Bianca Silva, Patrícia Rodrigues, Franciele Silva, Tamila Silva, Tayslaine Oliveira, Jéssica Kariminna, Sarah Rebeca, Maikon Santos Pereira, Aldair Ramalho Costa, Karina Cardoso Lima, Jéssica Lopes Oliveira, Kelly Aparecida Santos Silva, Ketellin Cristina Santos Silva, Nedson Gonçalves de Almeida, Pauliano Silva de Jesus.
Os candidatos serão julgados por 22 jurados, e vão concorrer a bolsas de estudo e capacitação profissional. A programação segue na sexta-feira, 20, com uma palestra sobre Racismo e Preconceito, ministrada pelo padre Antônio Avilmar, além da entrega do Prêmio Zumbi para alunos e professores.
O concurso Zumbi, comemora os 314 anos de Zumbi dos Palmares, sendo um estimulo ao desempenho de alunos e professores, que desenvolvem experiências de promoção da igualdade étnico-racial no âmbito escolar.
Para finalizar, no domingo, 22, às 19h30, uma missa afro, na Igreja São Francisco de Assis, no bairro Edgar Pereira, celebrada pelo padre Antônio Avilmar.