Samuel Nunes
Repórter
Na tarde da última terça-feira, 25, o representante da pastoral da comunicação arquidiocesana Maicon Deivison Pinto Tavares visitou a casa do projeto Egresso, que existe por meio de parceria com a subsecretaria de atendimento a medidas socioeducativas (Suase), da secretaria de estado de Defesa Social (Seds) com a Cáritas arquidiocesana, para atender adolescentes e jovens da cidade que saem do Centro socioeducativo Nossa Senhora Aparecida (Cesensa).
- O programa Egresso contribui com o processo de redução de reincidências criminais de adolescentes e jovens em restrição de liberdade, por meio de ações que favorecem os vínculos sociais, familiares, comunitários, escolares, priorizando a utilização dos serviços disponíveis na cidade.
De acordo com Maicon Deivison Pinto Tavares, o projeto objetiva também acompanhar o percurso dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação do regional norte Montes Claros e Pirapora, em parceria com técnicos de referência das unidades através de participação em reuniões, discussão de casos, articulando assim os encaminhamentos pertinentes ao assunto, dentre vários outros objetivos específicos.
Para o coordenador do projeto Egresso em Montes Claros José Gomes de Assis, a maior dificuldade do trabalho é operacional. Revela que Faltam recursos humanos e financeiros.
Frisa que desde o começo de 2008, a equipe acompanha 37 adolescentes e procura conhecer o contexto social e familiar de cada um. José Gomes de Assis revela se sentir mais humano pelo trabalho que realiza e aponta para a relação com a gestora do programa.
- O relacionamento nosso com a cáritas arquidiocesana é excelente o que é importante para a solidificação do projeto.
A psicóloga da equipe, Fátima Martins, considera o trabalho positivo, se diz satisfeita em trabalhar no projeto, uma vez que acredita na promoção da pessoa humana. A Coordenação do Programa Egresso é constituída por oito profissionais: um psicólogo, um pedagogo, dois auxiliares de serviços gerais, dois assistentes sociais e dois estagiários (um de Psicologia e outro de Serviço Social). Outras informações pelo telefone (38) 3216-7176.