Jovens advogados lutam pela inserção no mercado de trabalho

Jornal O Norte
Publicado em 22/08/2008 às 15:41.Atualizado em 15/11/2021 às 07:41.

Nágila Almeida


Colaboração para O NORTE


 


Em Minas Gerais, a OAB possui 75 mil advogados; desses, cerca de 27 mil são novos advogados, pelo menos 1/3 dos profissionais inscritos. Fazem parte da OAB Jovem todos aqueles que receberam a carteira da Ordem em menos de cinco anos.



Durante a Semana do Advogado, Adriano Cardoso Silva, presidente da OAB Jovem de Minas, lembrou que a comissão trabalha em programas de inserção desses advogados no mercado de trabalho. “A maior dificuldade é a entrada no mercado de trabalho e estruturação de escritório. No Brasil, são mais de 600 mil advogados. Mesmo com o esse número, estamos otimistas. Entre as opções do Direito, o advogado se destaca como a melhor delas”.



Ele frisa que o novo profissional deve atentar para a qualificação e especialização de acordo com a necessidade do mercado. “Com muito lamento, percebemos bacharéis se voltarem para a carreira pública, quando a advocacia se torna cada vez mais receptiva. Os estudantes precisam se informar mais sobre as inúmeras possibilidades de atuação do Direito, em vez de priorizarem a estabilidade de um cargo público”, alerta.



REPRESENTATIVIDADE



Existe uma Cláusula de Barreira que impede que os advogados com menos de cinco anos na Ordem concorram a cargos de direção na OAB, apesar de terem de votar como os demais. De acordo com Adriano, “essa cláusula é contrária à democracia esperada na entidade. Com a mobilização da OAB de Minas, o assunto foi tratado no Conselho Federal e a barreira cairá para três anos, em vez de cinco”, revela.



Em Montes Claros, Marcos Aurélio Soares Júnior, presidente da OAB Jovem da 11ª Subseção em Montes Claros, afirma que “está programada para setembro o Projeto Aula Inaugural, uma palestra dirigida aos novos estudantes de direito, reunindo calouros de todas as faculdades da cidade. Outras ações serão realizadas ao longo do ano, como workshop e meeting, visando o aprimoramento do novo advogado”.


 


PALESTRAS


 


A Semana do Advogado reuniu cerca de 600 profissionais da área jurídica e acadêmicos. Uma das palestras mais comentadas foi a “Propaganda Eleitoral”, com Rodolfo Viana Pereira. “Não há fórmula pronta para a Democracia. Então devemos construí-la através do exercício diário da ética e do respeito ao outro”.



Rodolfo foi questionado pelo público sobre várias situações de possíveis irregularidades nas eleições. O advogado destacou que “O problema da corrupção na política é culpa do eleitor que não sabe votar, pois todo político chega ao poder através do voto”. Ele encerrou dizendo que “de acordo com pesquisa, o índice de confiabilidade do Congresso Nacional é de apenas 0,5%. Entretanto, quem alimenta a máquina política?”


 


CONFRATERNIZAÇÃO


 


A Semana do Advogado também ajuda a promover a interação entre os advogados da região, através do Baile do Advogado, que será realizado neste sábado, dia 23, às 22h, no salão do Portal Eventos. Em 2007, a confraternização foi sucesso absoluto e reuniu mais de 500 pessoas, entre profissionais, acadêmicos do Direito, e grande comitiva da OAB de Minas Gerais e Região Norte. Convites para o baile na 11ª subseção da OAB, no Fórum Gonçalves Chaves.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por