Logotipo O Norte
Sábado,9 de Agosto

Ipem regional Montes Claros verifica taxímetros

Jornal O Norte
Publicado em 03/03/2010 às 08:53.Atualizado em 15/11/2021 às 06:22.

Samuel Nunes


Repórter



Começou na última segunda-feira, 01, e se estende até o próximo dia 05, sexta-feira, a aferição de 120 taxímetros instalados nos veículos licenciados em Montes Claros. O trabalho está sendo realizado pelos agentes fiscais da regional Montes Claros do Ipem/MG - Instituto de pesos e medidas de Minas Gerais.



O diretor-geral do instituto, Tadeu Mendonça, lembra que a fiscalização é anual e obrigatória e tem como objetivo verificar as condições gerais dos veículos, além de efetuar a mudança de tarifa nos taxímetros. A partir da próxima semana, o taxista ou permissionário deve comparecer à regional do instituto, na Rua Benedito Helvécio Guimarães, 376 , Bairro Melo, de 08h30 às 16h30, para realização do serviço.



A gerente da regional Montes Claros, Denise Cerqueira, afirma que todos os permissionários detentores de placas no município devem comparecer. É exigida a seguinte documentação para a verificação: último certificado de verificação do taxímetro; documento de identidade e documento do veículo (CRLV).



- O procedimento é bastante simples e obedece à seguinte ordem: após comparecer à regional, onde é realizada uma vistoria do veículo, o taxista recebe a GRU anual e obrigatória, no valor de R$ 30, e a GVT - Guia de verificação taximétrica. Em seguida, deve comparecer a uma das oficinas credenciadas pelo Ipem para a mudança de tarifa no taxímetro – afirma.



Denise Cerqueira diz ainda que a última etapa consiste no teste na Avenida Mestra Fininha, onde são realizados os ensaios metrológicos, sendo que após o teste na via, caso seja aprovado, o taxista ou permissionário recebe o certificado de verificação 2010.



A gerente diz ainda que o não-comparecimento sujeita o proprietário do veículo às penalidades dos artigos 8º e 9º da lei 9933/99 e, no que couber, à lei 5966/73, com as recomendações do item 37 da resolução 11/88 Conmetro. Podem ser aplicadas advertência ou multa. A taxa de verificação é de R$ 30 e o taxista que não puder comparecer deve apresentar justificativa protocolada junto à regional do Ipem em Montes Claros, anexando prova do impedimento alegado.



Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (38) 3222-0347. (Com informações Ascom Ipem)

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por