Iniciada construção de 443 casas na Vila Castelo Branco

Jornal O Norte
Publicado em 03/02/2010 às 08:28.Atualizado em 15/11/2021 às 06:19.

A Esurb iniciou as obras do conjunto habitacional na Vila Castelo Branco, que deverá receber o nome de Zilda Arns, em homenagem à fundadora da Pastoral da Criança, falecida recentemente, vítima de terremoto no Haiti. O empreendimento, viabilizado pela administração municipal em parceria com o ministério das Cidades, integra as obras do PAC - Programa de aceleração do crescimento que o governo federal está implementando em várias regiões do país.



Os investimentos previstos na implantação do conjunto habitacional são superiores a R$ 9,5 milhões, contemplando a construção de 443 casas. As moradias serão doadas a famílias de baixa renda que atualmente residem em áreas consideradas de risco, embaixo da linha de alta tensão de energia elétrica da Cemig, na zona Norte da cidade.



De acordo com projeto assinado entre a prefeitura, ministério das Cidades e Esurb, as obras serão executadas em duas etapas. Na primeira, serão construídas 305 casas e, na segunda fase, 138 moradias. Cada imóvel terá área construída de 39 metros quadrados. Posteriormente, as casas poderão ser ampliadas, pois cada família ocupará um lote com área total de 150 metros quadrados. Cada uma das casas terá dois quartos, sala, cozinha e área de serviço.



O presidente da Esurb, Marcos Maia, afirma que a implantação do conjunto habitacional representa um importante empreendimento que a administração municipal executará neste ano, no que se refere à administração de um projeto de porte considerável e o cumprimento de um contrato com o governo federal, que possibilitará a várias famílias de baixa renda conquistarem a tão sonhada melhoria da qualidade de vida.



Para a implantação do conjunto, a Esurb empenhará nas obras cerca de 270 operários. A previsão é de que os trabalhos sejam iniciados em março e concluídos ainda no segundo semestre deste ano. Nesta fase inicial dos serviços, a Esurb está empenhada na abertura de ruas, implantação do canteiro de obras, limpeza da área e demarcação dos lotes.



Desde o mês passado, o gerente técnico da empresa, Klaus Maertens, está formando equipes que trabalharão nas obras. Além dos operários, também foi constituída uma equipe de engenheiros para orientar e acompanhar os trabalhos. A equipe terá a participação de quatro estagiários do curso de engenharia civil das Faculdades Unidas do Norte de Minas (Funorte), que foram selecionados para auxiliar na execução dos serviços.



- Será, para os estagiários, uma importante oportunidade de colocar em prática os ensinamentos obtidos em sala de aula - afirma Klaus Maertens.



Além da construção das casas, a Esurb também será responsável pela implantação de toda a infra-estrutura do conjunto habitacional, como redes de drenagem, esgoto, distribuição de água, iluminação pública e pavimentação de ruas. (Fonte: Ascom Prefeitura)

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por