Samuel Nunes
Repórter
samuelnunes@onorte.net
Quem passava na manhã de ontem, terça-feira, próximo ao Shooping popular mesmo com a pressa que o mundo moderno nos impõe e com a cabeça baixa com a desclassificação do Brasil na copa da Alemanha, acompanhava com atenção e com curiosidade a fala do índio Macuaria Kabwel.
Há 38 anos trabalhando com ervas naturais, Macuaria
faz cinema e profere palestras sobre seus conhecimentos
(foto: Wilson Medeiros)
Com o microfone colado ao peito e com demonstrações ao vivo de medicamentos naturais, ele, que faz parte de uma tribo indígena que tem sua origem no pantanal do Mato Grosso está animado com a recepção do povo de Montes Claros em relação ao seu trabalho. Macuaria é conhecido por ter participado de vários programas da rede Globo de Televisão e de ter também desenvolvido alguns trabalhos no cinema.
Além da carreira artística, o índio Macuaria desenvolve há pelos menos 38 anos trabalho com plantas e ervas naturais. Ele enumera alguns remédios como sendo importantes na cura de doenças como, por exemplo, óleo de copaíba, sucupira e outras mais da flora medicinal.
PALESTRAS
Macuaria também profere palestras em escolas e grupos de pessoas interessadas em saber mais sobre a medicação com remédios naturais. Afirma ainda que o oficio é realizado em todo o Brasil, sendo que o seu trabalho fica exposto na cidade visitada durante 15 dias.
- O pessoal tem recebido bem o nosso trabalho, pois eles têm credibilidade e por ser também o nosso povo fiel às crenças - conta Macuaria Kabwel.
Ele diz que a cura de várias doenças parte mesmo do uso de medicamentos naturais e que o seu trabalho se baseia na sua amplitude neste tipo de exposição.
Macuaria Kabwel justifica a sua fé na medicação natural ao revelar que recentemente estudos estão sendo feitos e dando conta de que a cura da diabete pode se dar através do veneno de lagarto.
RETORNO
Ele conta que encontra na atividade retorno financeiro. Os interessados em saber um pouco mais dos trabalhos e da vida do índio Macuaria Kabwel basta ligar para os telefones– 034- 91343353 – 3221- 6651 lembrando que ele fica na cidade até o próximo dia 20 de julho.