Rubens Santana
Repórter
Ainda estamos no inverno, mas a temperatura registrada em Montes Claros é como se estivéssemos no verão. Normalmente no período mais quente do ano as altas temperaturas registradas em Moc deixam o índice ultravioleta, que mede o nível de radiação solar na superfície da terra, em nível extremo, segundo os dados do CPTEC - Centro de previsão de tempo e estudos climáticos. Embora uma grande parte da população esteja reclamando que o ar está muito seco na cidade, com a umidade relativa do ar muito alta, outro agravante não poderá passar despercebida pelos montes-clarenses. O IUV - Índice ultravioleta até a próxima quarta-feira, 05 de agosto, deverá manter-se em um nível considerado alto e a população não pode abandonar os cuidados com a pele.
Com as altas temperaturas fora de época que se aproximam, população deve ter atenção redobrada e se proteger melhor do raios IUV.
A radiação solar constitui um importante fator natural do clima da terra. Ela influencia significativamente o ambiente. A parte ultravioleta do espectro solar IUV desempenha um papel determinante em muitos processos na biosfera, possuindo muitos efeitos benéficos. Pode, no entanto causar graves prejuízos para a saúde se o nível de IUV exceder os limites de “segurança”.
Começa hoje, sexta-feira, e poderá ficar até o próximo dia 05 em estado de alerta o nível que mede o IUV. Ontem, o índice ficou no nível 07, considerado alto. Mas, principalmente no decorrer da semana, a população precisa ter mais cuidado especialmente com crianças e idosos.
De acordo com dados do CPTEC, do INPE - Instituto nacional de pesquisas espaciais, o IUV em Moc deve variar entre 06 e 07. Esses índices são considerados extremos.
O IUV mede o nível de radiação solar na superfície da terra. Quanto mais alto, maior o risco de danos à pele e de possibilidades de surgimento de câncer. Por isso, há necessidade de proteção intensa. Evitar a exposição solar das 10h às 16h, principalmente nos horários próximos ao meio-dia. Filtro solar, óculos escuros e chapéus são extremamente necessários. Estes cuidados previnem e muito a incidência de doenças de pele, já que dados da secretaria de estado de Saúde apontam que as consultas a dermatologistas em ambulatórios estaduais aumentam cerca de 20% em meses mais quentes, quando comparados com aos demais meses do ano.
O forte calor, que não é comum nesta época do ano, pode dar uma pequena trégua a partir de quinta ou sexta-feira. Segundo informações do 5º Distrito de meteorologia e do Instituto Clima Tempo, a temperatura até o dia 05 vai variar de 12 a 32º, com apenas 5% de probabilidade de chuvas no período da tarde, e o céu se apresentará com poucas nuvens. Sábado e domingo, a temperatura ficará um pouco mais quente, com variação entre 16º e 32º.