Independência é campeão da dengue em Moc. Depois vem Jardim Palmeiras, Delfino Magalhães...

Jornal O Norte
Publicado em 23/02/2010 às 08:21.Atualizado em 15/11/2021 às 06:21.

Anny Muriel


Repórter



A dengue está mexendo com o humor da população montes-clarense, que já não sabe a quem recorrer para sentir-se protegido contra a doença. A ameaça é iminente em todas as partes da cidade, conforme dados oficiais, divulgados pela secretaria municipal de Saúde, através da divisão de Vigilância epidemiológica. Até o dia 18 último foram notificados 3.178 casos no município, apresentando as seguintes características: 432 casos confirmados; 56 descartados; 2.690 aguardam resultado de exame/conclusão.



Os bairros de maior ocorrência de notificações do mosquito aedes aegypti são: 1º lugar, Independência – 195; 2º, Jardim Palmeiras – 158; 3º, Delfino Magalhães – 130; 4º, Santo Antonio – 107;  5, Monte Carmelo – 106; 6º, Esplanada – 104.



Atualmente á dengue é considerada um dos principais problemas de saúde pública de todo o mundo. E em Montes Claros, a realidade não é diferente, como se vê nos números acima. E a situação se torna ainda mais dramática quando em contato com a realidade. A moradora do Bairro Dona Gregória, Maria Margareth de Jesus, há quatro dias está com os sintomas da doença.



(XU MEDEIROS)


null


Maria Margareth retorna ao hospital pela segunda vez,


com os mesmos sintomas da dengue
.



- Sinto muito cansaço no corpo, dor nos olhos, na cabeça e febre constantemente... É uma indisposição muito grande. Eu fico com vontade de ficar só deitada - desabafa a paciente, que está à espera de atendimento no hospital Alfeu de Quadros.



Segundo o diretor geral do hospital Alfeu de Quadros, Rodrigo Passos, a demanda é realmente muito grande, haja vista que o hospital é referência na área de sorologia (procedimento em que o sangue do paciente é coletado para confirmar se de fato está com dengue). Ele conta que só neste ano  foram feitos, em média, 260 atendimentos por dia, e em todos os casos 80% são pacientes infectados pelo mosquito aedes aegypti.



- Nós reforçamos o quadro de médicos do hospital para atender melhor a população, que na maioria das vezes é constituída de adultos.



Muitos pacientes acabam cometendo erros quando desconfiam que estão acometidos com os sintomas da dengue. É o caso do aposentado José Antonio Brito, que sentiu os mesmos sintomas da doença, e se automedicou com remédios como Paracetamol e Tylenol.



O diretor geral do hospital faz uma alerta à população:



- É importante que á pessoa, logo nos primeiros sintomas da doença, procure o hospital ou o posto de saúde mais próximo, para que siga corretamente todas as orientações e medicações do médico, e que de preferência evite o uso de antitérmicos e analgésicos que contenham em sua fórmula ácido acetilsalicílico, como por exemplo a aspirina.



Com o calor excessivo na cidade nos últimos meses, o que de certa forma contribui para o aumento das viroses, o número de pacientes cresceu nos hospitais, com sintomas parecidos com os da dengue.



- É notável o número de pacientes que chegam aos hospitais alegando ter contraído algum tipo de virose, o que é bem comum nesta época do ano, entretanto, em 80% dos casos, o laudo confirmado é, de fato, dengue.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por