Hélen Santos
Repórter
onorte@onorte.net
O diretor de serviços da CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas, Ernane Meira, concedeu entrevista ao jornal O Norte sobre a atual realidade do comércio de Montes Claros. Falou sobre o aquecimento das vendas, a queda na inadimplência e acerca das promoções que estão sendo planejadas visando fomentar as vendas do comércio no Dia das crianças.
. . . . . . . . . . . . . . .
O NORTE - Qual o último dado que a CDL tem sobre a inadimplência no comércio de Montes Claros?
ERNANI MEIRA - É bom ressaltar que nos últimos meses de julho e agosto tivemos um número muito expressivo de reabilitação de créditos, ou seja, pessoas que estavam inadimplentes no comércio de Montes Claros e que quitaram seus débitos, se tornando adimplentes, aptos para comprar novamente no mercado. Hoje, a cada duas pessoas que entram para lista de inadimplência, uma consegue reabilitar o seu crédito, então é um dado muito bom e que realmente surpreendeu a CDL.
- A CDL oferece que tipos de consultas aos seus associados?
O consumidor tem procurado de todas as formas tentar negociar seus débitos. As facilidades de crediário são grandes, desde que a pessoa não esteja com o nome sujo. Outro fator que também influenciou na queda de números no cadastro de devedores, é a orientação que a CDL tem dado aos associados para que em todo o tipo de venda seja realizada a consulta. Os comerciantes têm pesquisado, a CDL disponibiliza uma variedade de opções para o logista, um banco de dados completo, inclusive, integrado ao sistema nacional. Caso o cliente seja de outra cidade ou estado e esteja com o nome registrado no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), não poderá fazer compras no comércio local. A consulta pode ser feita por telefone e pessoalmente no balcão da CDL, no horário comercial e pela Internet, durante 24 horas.
- Na última semana os noticiários de todo país informaram que houve um crescimento na economia nacional. Em Montes Claros podemos afirmar que isto também aconteceu?
Com certeza. A economia da cidade teve um crescimento de 8% em comparação com o mesmo período de 2006.
- Qual o segmento que tem o maior registro de vendas no comércio da cidade?
O mês de agosto teve um número agradável de vendas devido ao dia dos pais. Em 2007 e já há vários anos, o segmento de vestuário sai na frente pelo número de vendas e atendimentos. Essa área fatura cerca de 30% das vendas em geral, durante todas as datas comemorativas do ano, dentre as principais: dia das mães, dos namorados e das crianças. A cidade tem cerca de cinco grandes grupos de lojas de eletrodomésticos, chamados de linha branca, e a venda desses produtos é mais expressiva no Natal.
- A CDL faz algum tipo de campanha para estimular as vendas em datas comemorativas?
Nós fazemos uma campanha em parceria com a Federação dos Dirigentes Lojistas de Minas Gerais, com informativos e cartazes espalhados pela cidade. A próxima data comemorativa é o dia das crianças e os lojistas têm se organizado e debatido nas reuniões a realização de promoções e sorteios.
