Logotipo O Norte
Terça-Feira,19 de Agosto
Transporte coletivo

Impasse entre a Prefeitura de Montes Claros e MocBus afeta usuários

Márcia Vieira
marciavieirayellow@yahoo.com.br
Publicado em 07/07/2025 às 19:00.

O impasse entre a Prefeitura de Montes Claros e a concessionária MocBus, responsável pelo transporte coletivo na cidade, continua sem solução. Enquanto isso, usuários enfrentam problemas diários e cobram melhorias urgentes no serviço.

Estagiária em uma universidade e usuária regular de transporte coletivo, Joyce Macedo afirma que considera o serviço essencial para a população, principalmente para aqueles que não possuem um veículo próprio, mas a qualidade está longe de ser a ideal. “A limpeza dos transportes deixa a desejar, o que é um problema significativo. Houve mais de um episódio em que sujei a roupa nos bancos do ônibus por causa da poeira”, diz.

A estagiária destaca ainda que o intervalo entre as linhas, que em algumas rotas é muito grande, traz prejuízo aos usuários. “Em horários de pico, há uma superlotação nos transportes, o que torna a viagem desconfortável e estressante. Outro ponto que me preocupa é o valor da passagem, que atualmente é de R$ 4,60. Quando calculo o custo diário de ida e volta, percebo que é um valor alto que pode afetar negativamente o orçamento de muitas pessoas. E, infelizmente, é provável que o valor da passagem continue aumentando”, lamenta.

Nos últimos dias, a MocBus emitiu nota dando ciência à população de que a renovação da frota de veículos não foi possível no prazo estipulado pelo município, que se encerrou em 30 de junho. A previsão era de que a troca fosse realizada de maneira gradativa. Até o momento, segundo a MocBus, foram renovados 15 veículos e faltam ainda outros 34.

“Infelizmente, fomos obrigados a prorrogar o prazo para a renovação da nossa frota. Esclarecemos que o Consórcio já suporta um prejuízo milionário, prejuízo esse que se arrasta desde a pandemia e, mesmo sendo comprovado via perícia judicial, segue sem o equilíbrio necessário, o que inviabiliza agora um investimento em renovação de frota”, informa a nota. 
 
EMPRÉSTIMO
Procurada, a Prefeitura de Montes Claros informou que, “diante do não cumprimento do contrato por parte da subsidiária, optou por subsidiar o transporte coletivo. A Prefeitura já enviou para a Câmara um Projeto de Lei (PL) para autorizar a realização de um processo licitatório para a aquisição de 60 novos veículos, dando preferência a ônibus elétricos ou híbridos, garantindo um serviço eficiente e econômico, tanto para o Município quanto para os usuários”.

O projeto citado pela prefeitura deu entrada na Câmara Municipal e deverá ser votado nesta terça-feira (8). Pelo texto do PL, o município vai repassar os veículos ao consórcio na modalidade “comodato” e a empresa ficará responsável pela manutenção dos automóveis. O PL prevê ainda que, até a conclusão do processo de aquisição, o município poderá realizar a locação emergencial de veículos, com idade inferior a 10 anos. O projeto traz a informação de que a aquisição e depreciação dos veículos adquiridos pelo município de Montes Claros para o transporte coletivo será retirada do cálculo tarifário, de modo a buscar a mocidade tarifária e a “utilização dos veículos do município no transporte coletivo urbano, dar-se-á mediante aditivo contratual”.

Conforme o PL, para aquisição dos veículos, o Município fica autorizado, nos termos do art. 1º, da Lei Municipal 5.787, de 2025, a utilizar outras linhas de crédito mais favoráveis, desde que contraído com instituições financeiras oficiais. Esta é a segunda vez que o município solicita autorização para contrair empréstimo. A primeira foi em fevereiro de 2025, quando o prefeito chegou a comparecer à Câmara no dia em que os vereadores votaram e aprovaram o Projeto de Lei 25/2025, que dá à prefeitura, autonomia para contratar crédito no valor de R$ 850 milhões com instituições financeiras. 
 
TARIFA
A MocBus foi novamente procurada nesta última segunda-feira e questionada sobre a possível redução no valor da tarifa, previsto no projeto, mas afirmou que no momento está em fase de negociação e só irá se pronunciar depois de tudo ser acertado com o município.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por